Greve da polícia civil...
Dentre as reivindicações dos policias civis do RN, só pode ser por pura picuinha, o governo resolveu atender primeiro a que trata da retirada de policiais militares de tarefas constitucionalmente atribuídas aos policiais civis.
A reivindicação é mais do que correta, querer o contrário é transigir com a ilegalidade, mas...
É do conhecimento de toda opinião pública do RN que as Delegacias de Polícia Civil do interior do Estado funcionam porque a Polícia Militar “absolveu” esta missão.
Ou os gestores da segurança pública do Estado são incompetentes e não sabem disso, ou agiram com enorme má vontade em relação a preservação de uma instituição como a Polícia Civil.
Observem a declaração do Delegado Regional de Pau dos Ferros, Inácio Rodrigues:
"Com cinco policiais, a delegacia fecha. Vai funcionar como plantão. Acaba a Polícia Civil de Pau dos Ferros. Acaba serviço de investigação, combate ao tráfico de drogas, investigações que já estão em andamento. Não tem como continuar sem esses policiais [militares]".
A Delegacia Regional de Pau dos Ferros tem 12 policiais militares e cinco agentes civis (PMs atuam como escrivão).
O Sindicato dos Policiais Civis do RN, através de uma Nota de Esclarecimento apresenta informações importantes, mas acreditamos que o trecho a seguir vai direto ao ponto:
• O Estado só adota medidas com impactos negativos neste momento por negar-se a convocar os 509 policiais civis aprovados e já qualificados para suas funções, jogando a opinião pública contra os policiais civis.
• Essa necessidade de convocação se faz ainda mais presente se for observado que deve ocorrer o afastamento, em função da aposentadoria, de aproximadamente 400 policiais civis, o que representa perda de cerca de 30% do efetivo - o Estado tem pouco mais de 1.300, entre delegados, agentes e escrivães.
• Uma situação mais que complicada, visto que o déficit, sem essa redução prevista, já é estimado em aproximadamente 6 mil. Para se ter noção, o SINPOL levantou, em 2009, que apenas 22,7% dos municípios potiguares têm policiais civis (muitos com apenas um agente), ou seja, 129 das 167 cidades.
Procuramos informações no site do governo sobre a decisão de retirar os policiais militares das delegacias, mas não encontrei nenhuma posição sobre o caso.
É Tiririca... No RN tudo que é ruim pode e tá ficando bem pior!