PSD ganha primeiro voto favorável no TSE

 
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Nancy Andrighi deu o primeiro voto a favor da criação do Partido Social Democrático (PSD), fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. 

O TSE iniciou o julgamento do pedido de registro da nova sigla na noite desta quinta-feira. Os outros sete ministros ainda precisam se pronunciar. 

A relatora fez uma verdadeira operação matemática para contar as assinaturas apresentadas pelo PSD: checou os dados de cada zona eleitoral e subtraiu duplicidades em relação às informações disponibilizadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). 

A ministra considerou válidas mais de 514.000 assinaturas – o mínimo necessário para o registro da sigla são quase 500.000 - e invalidou outras 27.000. 

Desta forma, Nancy desconsiderou os argumentos apresentados pelo DEM e pelo PTB contra a criação da sigla.

Comentário do Blog: A relatora do processo, a ministra Nancy Andrighi, votou a favor do PSD e, para os entendidos... Isso é meio caminho andado para a legalização da nova legenda.
 
Pelo que dizem... Geralmente esse tipo de voto influencia os demais colegiados. O colega da ministra, Marcelo Ribeiro, resolveu pedir vistas e adiou a decisão para a próxima terça-feira.

Mas, segundo a opinião do presidente da corte, ministro Ricardo Lewandovski, o TSE deveria flexibilizar mais a criação de novas legendas, então... 

Tem-se a impressão que o PSD deverá conseguir mesmo o registro.