Pesquisa defasada da PERFIL apresenta números irrisórios, em Pau dos Ferros.


O Jornal Gazeta do Oeste enfim publicou, nesta quarta-feira (01), os números da polêmica pesquisa realizada pela PERFIL sobre a sucessão do Prefeito, Leonardo Rego, em Pau dos Ferros e que foi realizada há quase duas semanas (defasada).

Pelos números divulgados, Fabrício Torquato estaria, hipoteticamente, liderando a disputa com 56,40% contra apenas 27% do candidato oposicionista Bráulio Figueiredo, portanto, uma diferença de quase 30 pontos. Essa exagerada diferença entre os candidatos representa, em tese, que o postulante governista venceria com (pasmem!) cerca de 5.000 votos de maioria.

O resultado da consulta realizada pelo referido instituto apresenta números conflitantes (irrisórios) com a realidade política atual do município e sinalizam que, mais uma vez, o eleitor terá dificuldades para acreditar em pesquisas aqui na terrinha.

Há dias que venho alertando nesta página sobre o perigo que representa para o eleitor o jogo sujo das, supostas, manipulações em pesquisas eleitorais para tentar favorecer determinados candidatos. Algumas sondagens chegam a beirar o ridículo apresentando números que não condizem com o cenário real e acabam por viciar o processo eleitoral.

Tal situação tem ocorrido com certa frequência em Pau dos Ferros, fato que estaria prejudicando diretamente a população que já não sabe mais em quem acreditar.

A pesquisa da PERFIL, apresentada nesta quarta-feira pelo Gazeta do Oeste, desperta dúvidas e questionamentos sobre a credibilidade dos institutos de pesquisas na "terra de Nossa Senhora da Conceição".

Digo mais, até o eleitor mais leigo em levantamentos eleitorais sabe que os números "fantasmagóricos" apresentados pela PERFIL são surreais e, praticamente, assinam um atestado de incompetência para o próprio instituto que aparenta não querer mostrar a realidade das ruas.

Quem acompanha o processo eleitoral no município visualiza com facilidade um cenário de acirramento entre os dois candidatos, entretanto, para o instituto PERFIL que vendeu uma pesquisa ao contratante pelo valor de R$ 7.000,00 (toda pesquisa tem um custo), Fabrício Torquarto seria quase uma unanimidade entre os eleitores pau-ferrenses, coisa que nem o atual prefeito conseguiu em seus melhores dias.

Que "fenômeno", hein?!

Particularmente, prefiro aguardar pelo resultado de uma pesquisa mais atual e feita por um instituto que não tenha errado na última eleição para fazer um comentário mais aprofundado sobre o cenário eleitoral, por enquanto, não visualizo realidade nos números discrepantes da PERFIL e que para muitos aproxima-se de uma piada de mau gosto.

Vem cá amigos da PERFIL, vocês não exageraram demais, não?!

Finalizo com a frase de Marcilio Ficino: "A mentira arruina rapidamente o mentiroso."