São Miguel conquista mais uma vez o Selo Unicef (Edição 2009-2012).

Presidente do Conselho dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes em São Miguel, Luis Marcos Costa.

Uma sensação de missão cumprida. Assim, os articuladores do Selo Unicef em São Miguel, o Prefeito Galeno Torquato e demais instituições parceiras se sentiram ao receber o Selo Unicef Município Aprovado (Edição 2009-2012). 

A cerimônia de entrega aconteceu dia 29 de novembro, no Museu Nacional em Brasília, com a divulgação dos municípios que conquistaram o reconhecimento da Unicef e a presença dos representantes de várias regiões do Estado que também foram contemplados.

São Miguel está entre os 46 municípios do Rio Grande do Norte e desta vez sendo agraciado pela segunda vez com o selo de reconhecimento do Unicef. No evento, representando o Prefeito Galeno Torquato esteve o articulador local do Selo e Presidente do Conselho dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes em São Miguel, Luis Marcos Costa. 

Para ele, “foi uma enorme satisfação mais uma vez receber a certificação mostrando que as práticas e as políticas públicas implantadas em São Miguel nos últimos anos estão dando certo. Trabalhamos prestigiando crianças e adolescentes sempre com foco na responsabilidade com os direitos de cada um, por isso estamos conquistando novamente este selo, a exemplo da edição anterior. Este reconhecimento tem um significado muito importante para todo o município”, ressalta Luis Marcos, também Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura.


O Prefeito Galeno Torquato orgulhoso com mais esta vitória do município aponta algumas estratégias importantes que levaram a mais esta certificação do Unicef, como a redução da mortalidade infantil, valorização das crianças e suas necessidades, além da melhor qualidade de vida oferecida às famílias micaelenses e o investimento constante na educação de crianças e jovens dentro e fora da sala de aula com avanços significativos.

Além disso, o Prefeito também destaca a implementação das políticas voltadas para a inclusão social e principalmente na saúde, com o acompanhamento das gestantes nas várias fases e ampliação da assistência a toda família em diversas áreas. 

Segundo Galeno, “trabalhamos com o foco principal na família, com ênfase na criança e no adolescente, garantindo a eles todos os seus direitos e assegurando uma melhor qualidade de vida com valiosas oportunidades de aprender e se desenvolver em um ambiente de segurança, educação, esporte, cultura e cidadania. É mais um orgulho para o município e por isso temos muito a comemorar”, salientou o prefeito.

O selo 2009-2012

O Selo Unicef Município Aprovado é uma tecnologia social inovadora, lançada em 1999. Para conquistar o selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.