Fábio Faria critica falta de investimento do governo para o turismo do RN.


Um dos principais sites do setor de turismo do Brasil, Panrotas, destaca nesta sexta-feira (2) a ausência de um estande do Governo do Rio Grande do Norte na Feira de Agentes de Viagens de Ribeirão Preto e Região (AVIRRP), considerada a maior do interior do Estado de São Paulo. 

O evento realizado em Ribeirão Preto (SP) nos dias 2 e 3 de agosto é o segundo sem a presença de um estande institucional do RN, que também ficou de fora da feira realizada em Holambra (SP). O deputado federal Fábio Faria (PSD) criticou a falta de atenção do Governo do Estado com um setor tão importante para a economia potiguar. 

"Esse evento reúne mais de 1200 operadores de turismo de todo o Brasil. São Paulo é o estado que mais envia turistas para Natal, conforme revelou uma pesquisa recente com as agências de viagens paulistas. Esses dados só tornam ainda mais inexplicável a ausência do RN em feiras como essa. Como não investir no principal polo emissor de turistas ao nosso Estado?", questionou o deputado. Fábio Faria parabenizou o esforço dos empresários que, mesmo sem o apoio do Estado, montaram estandes próprios ou estão dividindo espaços com operadores de outras regiões.

O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados tem demonstrado grande preocupação com a falta de incentivo do poder público com o setor que mais gera emprego e renda para o povo potiguar. Em discurso feito no Plenário da Casa, mostrou os últimos dados da Infraero que revelam uma redução de 19,3% de turistas nacionais e 36% de visitantes internacionais ao RN nos últimos dois anos. 

"Esses dados são consequência direta do amadorismo do Estado e da falta de uma política para o setor turístico. Com esse tipo de comportamento que vemos agora, não dá para se esperar notícias melhores para o setor", lamentou o deputado da Tribuna da Câmara.

NÚMEROS

Pesquisa divulgada há 20 dias pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e produzida pelo Instituto Consult, mostra que 50,5% dos entrevistados classificam o turismo como muito importante na economia potiguar; 33,88% acham a atividade importante, e 14,13% acreditam ser fundamental para a economia do RN. Ou seja, 98,51% acreditam no potencial econômico que o turismo pode apresentar. 

A maioria dos entrevistados afirma que a ação mais importante do Governo do Estado para promover o turismo é investir na divulgação. Em segundo lugar, realizar cursos de qualificação profissional.