Representantes do Ministério da Saúde acompanham atuação dos médicos cubanos em Pau dos Ferros.


O Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, recebeu a visita do médico cubano Manuel Ernandes Barros e da Assistente Social, Uiacy Alencar. Manuel é representante da Organização Pan-americana para a Saúde - OPAS, para o RN e CE e Uiacy é a apoiadora do Ministério da Saúde no RN para o Programa Mais Médicos. 

Participaram deste encontro a Secretária de Saúde de Pau dos Ferros, Tereza Mesquita, e o Secretário de Governo, Vicente de Paula Fernandes

O objetivo da visita foi uma aproximação da realidade em relação à vinda dos três médicos cubanos, que já estão atuando nas unidades de saúde de Pau dos Ferros, entre elas, a USF Dr. Pedro Diógenes Jr., no Bairro São Benedito, na USF Mãe Cristina, no Bairro São Geraldo e USF Dr. Cleodon Carlos, no Bairro Riacho do Meio.

Os visitantes puderam observar que os médicos foram devidamente acolhidos, tanto socialmente, em jantar com o Prefeito, Secretária de Saúde e equipe técnica, bem como uma acolhida de cunho profissional. 


Neste segundo momento, a Secretária de Saúde, Tereza Mesquita, reuniu sua equipe para fazer uma contextualização do município, repassando o perfil epidemiológico de Pau dos Ferros para os médicos cooperados, ou seja, como vive, adoece e morre a população, além de mostrar a estrutura de saúde existente e programas implantados, com informações e dados essenciais da atenção básica aos novos profissionais. 


"Essas informações são fundamentais para o trabalho que se espera dos médicos cubanos junto a nossa população, que terá médico todos os dias da semana nestas unidades", esclarece a Secretária.

O Prefeito, Fabrício, ressaltou a importância da vinda dos médicos para preencher essa lacuna que existia na Atenção Básica e a expectativa que existe é no sentido de uma maior agilidade no atendimento da população. 

Da assessoria de comunicação