Henrique e Wilma lideram nova pesquisa CONSULT, mas apresentam leve queda numérica em relação à sondagem anterior.


O candidato a governador Henrique Eduardo Alves (PMDB) e a candidata a senadora Wilma de Faria (PSB) lideram a segunda rodada de pesquisas Consult/96FM, divulgada nesta quarta-feira (30), no Jornal das Seis, na disputa majoritária das eleições do Rio Grande do Norte.

Na pesquisa estimulada para o governo, o candidato do PMDB aparece com 37% das intenções de voto. Em segundo lugar, o vice-governador Robinson Faria (PSD), com 22,7%. Em terceiro, Robério Paulino (PSOL), com 1,18%.

Os demais não chegaram a 1%. A quantidade de eleitores que disse não optar por nenhum dos candidatos é 18%. Já 19% dos eleitores não souberam responder.


Na disputa pelo Senado, Wilma de Faria abriu 11% de vantagem para a deputada federal Fátima Bezerra (PT). Na pesquisa estimulada, a ex-governadora foi citada por 39,35% dos entrevistados. A petista foi escolhida por 28,9% dos potiguares. 

Os demais candidatos ao Senado não chegaram a pontuar. Os eleitores que disseram não escolher nenhum somam 14,35%. Os que ainda não sabem representam 16,24%. 

A pesquisa ouviu 1.700 eleitores, em todas as regiões do estado, entre os dias 28 e 29 de julho. A margem de erro é de 2,3%. A confiabilidade dos dados é de 95%. 

Comentário do Blog: Segundo análise do jornalista mossoroense Carlos Santos (Veja AQUI), a vantagem de Henrique sobre Robinson de Faria é de 14,05%. Em relação à sondagem anterior, houve uma leve queda numérica. O candidato peemedebista tinha dianteira de 15,36%. Portanto, redução de 1,31%.

O número de pessoas indecisas (19%) e que não optaram por nenhum dos candidatos (18%) alcançaram 37%, ou seja, o mesmo percentual obtido por Henrique.

No tocante ao Senado, Wilma também tem motivos para preocupações, pois na primeira pesquisa Consult/FM 96 a sua vantagem atingiu 12,88%, mas agora encolheu numericamente para 11,06%. Um recuo de 1,82%.

Como se vê, a campanha no RN ainda não está definida e o atual cenário ainda poderá sofrer alterações. 

Aguardemos...