Segunda parcela do FPM de dezembro aumentou 28,9%, mas alguns prefeitos continuam alegando falta de recursos para tapear fornecedores.


Os municípios brasileiros recebem nesta sexta-feira (19), o segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao mês de dezembro. 

De acordo com informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM), as prefeituras estão recebendo hoje a segunda parcela do FPM com 28,9% de aumento em relação ao montante que estava previsto. Em novembro os municípios receberam os recursos do Fundo com 32 % de aumento. 

Já em comparação com a mesma parcela do ano passado o FPM também teve um aumento de 11%.

Os valores do Fundo de Participação dos Municípios só têm aumentado e o Governo Federal tem cumprido seu papel enviando, somente neste mês de dezembro para as prefeituras R$ 7,2 bilhões, um aumento real de 7% em relação ao ano passado.

Mesmo assim, alguns prefeitos continuam se lamentando pela, suposta, falta de dinheiro. Digo isto porque, além dos repasses das parcelas normais do FPM, os municípios receberam no último dia 9/12 uma parcela extra de 1%, o que gerou uma receita suficiente para resolver diversas pendências no âmbito administrativo.

Segundo relatou-me um secretário de finanças de um município do Alto Oeste, "as prefeituras receberam realmente muitos recursos nestes últimos meses de 2014 e só não coloca a casa em ordem quem não quer." 

Enquanto isso, muitos fornecedores aguardam pelos telefonemas dos gestores na expectativa de vivenciarem um período natalino de forma mais tranquila.

Que coisa, hein!?