Sebrae: ‘Quarta Empreendedora’ incentivará formalização no Alto Oeste.


Com a acirrada competitividade no mercado, formalizar o negócio significa ampliar as possibilidades de ter sucesso e não ser passado para trás pela concorrência. Sair da informalidade representa a obtenção de um número no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e ampliar as chances de acesso a linhas de crédito diferenciadas e exclusivas para determinados segmentos. 

Para esclarecer as vantagens da formalização, o Sebrae no Rio Grande do Norte passa a realizar semanalmente a 'Quarta Empreendedora' em Pau dos Ferros.  A ideia do encontro é mostrar os benefícios e facilidades de registrar o negócio, já que, apesar de amplamente divulgadas, as vantagens ainda permanecem desconhecidas por parte de potenciais empresários e, principalmente, aqueles informais. 

A primeira edição do evento será realizada nesta quarta-feira (25), às 9h, na sede do Escritório Regional do Sebrae no Alto Oeste, que fica situado no Centro de Pau dos Ferros. Os interessados em participar da “Quarta Empreendedora” deve procurar o escritório regional do Sebrae em Pau dos Ferros ou entrar em contato através do telefone: 3351-6301. 

"Todas as quartas-feiras vamos ter esse momento de encontro para orientar quem deseja formalizar o seu negócio. É a primeira vez que esse formato de evento acontece no município e a expectativa é de que cerca de 450 pessoas sejam atendidas em 2015", informa o gerente do escritório, Cyro Gurgel.

Um dos assuntos abordados na ‘Quarta Empreendedora’ será a formalização como Microempreendedor Individual (MEI). A proposta é apresentar os atrativos do enquadramento nessa figura jurídica. Ao ser enquadrado no Simples Nacional, o MEI fica isento de pagar tributos federais. O valor do imposto é único e varia de R$ 40 a R$ 45, a depender da natureza da empresa. 

"Com isso, o imposto recolhido será pago à Previdência Social e ao ICMS ou ISS, de modo que o empreendedor terá direitos garantidos como auxílio maternidade, auxílio doença e aposentadoria", enfatiza o gerente.