Luís Gomes: TSE confirma cassação do Prefeito Tadeu Nunes e expectativa para realização de eleição suplementar gera muitas especulações.


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve na noite desta terça-feira (10) decisão que cassou os mandatos do Prefeito de Luís Gomes, Francisco Tadeu Nunes, e da sua Vice-prefeita, Antônia Gomes Abrantes Barbosa, por abuso de poder político e econômico.

Segundo informações do TSE, todos os ministros seguiram o voto da relatora do processo, Ministra Maria Thereza de Assis Moura, e uma nova eleição terá de ser realizada no município.

Histórico

O processo teve origem a partir de denúncia formulada pelo Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que acusou o Prefeito Tadeu Nunes de lançar mão de nomeações em massa quando exercia o cargo de prefeito da cidade e concorria à reeleição no pleito de 2012.

Condenados pela Zona Eleitoral de Luís Gomes e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), ele e sua vice recorreram ao TSE alegando, entre outros argumentos, a impossibilidade de se apurar o crime de abuso de poder político por meio de ação de impugnação de mandato eletivo (AIME) e a falta de provas de que as nomeações teriam tido viés eleitoral.

Todavia, o recurso não foi acolhido pelos magistrados do TSE, culminando com a cassação do Prefeito Tadeu e de sua Vice Dra. Antônia e, consequentemente, repassando ao Presidente da Câmara, Francisco Joseilson da Silva (Nilsinho), o direito de assumir, interinamente, o comando do Poder Executivo.


Eleição Suplementar

Agora, todas as expectativas no município se voltam para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, que, conforme citamos acima, deverá determinar a realização de um pleito suplementar no município.

Por falar nisso, muitas já são as movimentações para o lançamento de pré-candidaturas na cidade serrana...

O Ex-prefeito Pio X Fernandes tem uma assessoria jurídica bastante otimista garantindo-lhe que poderá concorrer no pleito, apesar de suas muitas complicações na esfera judicial. 

Todavia, caso não consiga registrar a sua candidatura, Dr. Pio já tem uma substituta: a sua filha, vereadora Mariana Fernandes.

A Vice-prefeita cassada Dra. Antônia Abrantes não foi declarada inelegível pelo TSE, portanto, poderia candidatar-se também, mas, essa possibilidade ainda é vista como improvável no grupo político que a médica integra.

Outro nome que ganha força nos bastidores e que poderá receber o apoio do prefeito cassado é o do empresário Joanismar Sobreira de Lima (Naninha), suposto incentivador (financiador?) da campanha de Tadeu Nunes e, talvez, por isso teria chances de ter o apoio retribuído como uma forma de compensação. 

Quanto ao nome do Presidente da Câmara, Nilsinho, digo que, dependendo das articulações e dos desdobramentos futuros, uma hipotética candidatura sua ainda não pode ser descartada, afinal, de posse da caneta de prefeito todos os seus atos ganharão uma visibilidade bem maior, estando cheia de "tinta" ou não.

Por enquanto, o cenário político de Luís Gomes ainda está muito nebuloso e instável. Em virtude disso, só será possível fazermos uma análise mais precisa depois que o TRE determinar a realização da eleição suplementar e as costuras políticas de fato iniciarem.

Até lá, tenho certeza que muitas serão as especulações aleatórias... 

Então, aguardemos por informações mais concretas.