Condições precárias nos Hospitais Regionais de Currais Novos, Mossoró e Caicó evidenciam crise na Saúde do RN.


Basta dar uma rápida olhada nas informações a respeito das condições de funcionamento dos Hospitais Regionais do Estado para constatarmos que a Saúde do Rio Grande do Norte vive uma crise difícil de ser contida ou sanada pelo Governador, Robinson Faria (PSD).

Por exemplo, observando "o defícit de médicos" em exercício no Hospital Regional Dr. Mariano Coelho de Currais Novos, o juiz da Vara Cível de Currais Novos, Marcus Vinícius Pereira Júnior, determinou, nesta segunda-feira (04) que o Estado do Rio Grande do Norte nomeie, convoque e dê posse a pelo menos dez profissionais médicos aprovados em concurso, realizado pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (SESAP). O juiz deu prazo de 48 horas para cumprimento da medida. O hospital atende a 29 municípios da região do Seridó.

Na hipótese de a decisão judicial ser descumprida, o magistrado estipulou multa diária no valor de R$ 100 mil, caso seja comprovada omissão quanto as providências necessárias para efetivar as determinações contidas na sentença. O Estado deverá comprovar por meio de documentos o cumprimento da presente decisão no prazo de dez dias. Confira AQUI

Mossoró

Já no Hospital Regional Tarcísio Maia de Mossoró, devido ao caos instalado na unidade hospitalar, os servidores resolveram paralisar diversos serviços por uma hora como forma de protesto, na manhã desta terça-feira (05).

Segundo informações do Jornal de Fato (Veja AQUI), um boneco simbolizando um cidadão potiguar estirado em uma maca foi colocado pelos manifestantes em frente ao hospital. Nele, o local da morte informava que era o Tarcísio Maia e a causa da morte seria pela falta de leito na UTI.

Caicó

A situação de extrema dificuldade encontrada no Hospital Regional de Caicó, outrora conhecido como Hospital do SESP, foi o tema principal do pronunciamento proferido pelo Deputado Nelter Queiroz na sessão plenária desta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa.

O parlamentar disse que a situação está caótica. "A população está reclamando e pedindo mudanças urgentes. A situação está tão grave, que até soro os pacientes precisam levar. Nesse exato momento os médicos estão nas rádios da cidade fazendo um alerta sobre a gravidade da situação", afirmou o deputado.

Nelter Queiroz disse que irá marcar audiência com o governador Robinson Faria para tratar deste assunto e do Hospital Regional de Currais Novos, a fim de buscar soluções.

Comentário do Blog: Claro que esta realidade sofrível também poderá ser verificada em outras unidades hospitalares do Estado, inclusive no Hospital Regional de Pau dos Ferros, contudo, este será um assunto para ser abordado mais à frente e com riqueza de detalhes.

Por enquanto, essa é apenas uma pequena amostra de que a Saúde do RN continua "na UTI".

Salve-se quem puder!