Deputado Gustavo Carvalho solicita ITEP e Delegacia da Mulher para Pau dos Ferros.


O deputado Gustavo Carvalho (PROS) apresentou requerimento nesta terça-feira (05) na Assembleia Legislativa solicitando ao governador Robinson Faria e à secretária de Segurança, Kalina Leite, a instalação de uma unidade do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) e de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) no município de Pau dos Ferros.

Segundo o deputado, o ITEP de Mossoró, responsável pelo atendimento a ocorrências em mais de 50 municípios do Médio, Alto Oeste e do Vale do Açu, vem enfrentando problemas por falta de estrutura para atender à grande demanda, o que causando transtornos à população.

"O problema é antigo e vem piorando. O órgão só tem um rabecão para recolhimento de corpos e uma viatura para perícia técnica o que é insuficiente para atender satisfatoriamente as ocorrências dos mais de 50 municípios da região", explica Gustavo.

Com a instalação de uma unidade do ITEP em Pau dos Ferros, o serviço passaria a ter uma melhor qualidade e assim evitaria constrangimento e sofrimento das famílias da região, que às vezes aguardam muitas horas para a liberação do corpo de algum ente querido.

Violência contra a mulher

Apesar das campanhas nacionais de combate à violência contra a mulher, muitas delas ainda são submetidas a maus-tratos e constrangimento de toda espécie. Em todo o Brasil, o quadro é preocupante. No Rio Grande do Norte, especialmente no Alto Oeste Potiguar, a situação não é diferente. Os casos de agressões físicas e estupros, além de outros casos humilhantes, estampados nos noticiários, fazem parte de uma triste realidade.

Preocupado em resguardar a integridade física e moral da vítima de violência e instituir uma rede de proteção integral à mulher, o deputado Gustavo Carvalho solicitou ao governo a implantação de uma delegacia especializada de crimes contra a mulher em Pau dos Ferros. "Com a instalação dessa unidade será possível prestar um atendimento digno, com apoio policial, social e psicológico às vítimas de agressões na Região do Alto Oeste Potiguar", defende o parlamentar.

Gustavo Carvalho ainda sugere que a DEAM possa funcionar no mesmo prédio onde funciona a atual Delegacia Regional de Policia Civil de Pau dos Ferros, que é dotado de uma excelente infraestrutura para abrigar mais uma especializada.