Prefeito Fabrício Torquato poderá preterir desportistas e nomear apadrinhados do Deputado Jácome para comandar Secretaria de Esporte.


Criada através da Lei Complementar nº 06/2013, de 22 de julho de 2013, a Secretaria de Esporte e Lazer de Pau dos Ferros já existe há quase dois anos, mas consta apenas no organograma da municipalidade (no papel). Na prática, não passa de um "elefante branco virtual" aguardando a sua efetivação.

Segundo informações, desde a data de criação da pasta o prefeito Fabrício Torquato aguardava por um momento oportuno a fim de escolher um nome para comandar o Esporte na cidade, seja pela falta de condições financeiras para manutenção da secretaria ou pelo intento de utilizá-la para as famosas acomodações políticas visando o seu projeto de reeleição.

Pois bem, parece que enfim esse momento chegou. Conforme o próprio Prefeito Fabrício anunciou durante um de seus pronunciamentos proferidos na Rádio Obelisco FM, o titular da Secretaria de Esporte e Lazer poderá surgir de uma indicação feita pelo deputado federal Antônio Jácome (PMN), que teria prometido ao gestor investir maciçamente em seu projeto político de continuar sentado na cadeira do Poder Executivo.

Até aí nada anormal, afinal, esse "toma lá, dá cá" já se tornou uma prática corriqueira na administração pública, embora não seja um ato institucional muito salutar do ponto de vista ético.

Entretanto, o problema maior é que os verdadeiros desportistas de Pau dos Ferros serão preteridos (escanteados) pelo Chefe do Executivo para que uma pessoa sem conhecimento prático e específico na área assuma o controle das atividades esportivas, algo que poderá prejudicar ainda mais o já quase 'abandonado' Esporte do município.

Indo mais além, digo que pelos nomes que estão sendo especulados, acredito que seria melhor para Fabrício Torquato analisar com mais cuidado este assunto, já que na suposta lista prévia apresentada pelo Deputado Jácome constam nomes de pessoas que entendem mais de dízimos, ofertas e alforjes do que de bolas, redes e uniformes.

Resumindo, caso insista na tese utilizar a Secretaria de Esporte e Lazer para favorecer os apaniguados do Deputado Jácome, o Prefeito Fabrício tanto poderá cometer o equívoco de desprestigiar algum desportista experiente da cidade quanto entregar o Esporte de Pau dos Ferros nas mãos de leigos ou "marinheiros de primeira viagem".

Sem dúvidas, este é um assunto para uma reflexão racional, apesar de alguns bajuladores discordarem de forma inconsequente.

Mas, com diz o ditado: "Quem avisa, amigo é!"