Marasmo administrativo em Pau dos Ferros contribui para manutenção da popularidade do Ex-prefeito Leonardo Rêgo.


A população de Pau dos Ferros ainda tenta entender o porque da instauração do atual quadro de marasmo administrativo no município, principalmente, depois que a cidade passou a ser governada pelo prefeito Fabrício Torquato que ao assumir o Executivo municipal declarou, na leitura da Mensagem Anual de 2013, que havia herdado uma prefeitura com situação financeira controlada, adimplente para celebrar convênios e receber recursos federais.

Apesar dessa afirmação, Fabrício Torquato não conseguiu dar continuidade ao estilo de trabalho imposto pelo seu antecessor, Leonardo Nunes Rêgo, que implementou um ritmo dinâmico para a realização de obras, inovou com ações que agilizaram o andamento burocrático de atos institucionais e proporcionou ao município adotar um sistema de arrecadação tributária que o tornou, praticamente, autossuficiente do ponto de vista financeiro.

Inclusive, mesmo tendo sido taxado por alguns como um gestor que direcionava as suas ações com a orientação de uma excelente equipe de marketing, é inegável que foi durante a gestão Leonardo Rêgo que Pau dos Ferros chegou a ser apelidada de "canteiro de obras", fato que gerou repercussão com amplitude estadual ao ex-prefeito que chegou a ser apontado pela imprensa potiguar como um dos políticos emergentes do RN. 

Todavia, passados quase três anos de mandato do atual prefeito, eis que os pau-ferrenses ainda não conseguiram enxergar, pelo menos, um grande feito administrativo por parte da gestão Fabrício Torquato que, maquiavelicamente, tem atribuído à sua letargia à frente do Executivo a uma, suposta, herança maldita que só começou a ser alardeada após a deflagração do seu rompimento com o antigo aliado.

Faltando pouco mais de um ano para o início do embate eleitoral, entendo que ainda é cedo para o apontamento de favoritos. Entretanto, visualizo que o desgaste sofrido pelo Prefeito Fabrício contribui consideravelmente para a manutenção da popularidade do ex-prefeito Leonardo, que já se posiciona como pré-candidato a Prefeito de Pau dos Ferros, em 2016.

Mas, não considero como impossível a probabilidade de recuperação da imagem por parte do atual gestor, afinal, costumamos dizer que em política tudo é possível. Porém, diante do quadro pessimista evidenciado até o momento, pondero que Fabrício Torquato necessitará realizar uma mudança radical na condução de sua administração, evitando até que o seu governo se limite apenas à renovação de promessas, publicação de fotos e postagem de textos meramente publicitários em redes sociais.

Mais do que uma administração direcionada ao mundo virtual, a população pau-ferrense aguarda por ações concretas, obras estruturantes e a adoção de uma postura corajosa perante as dificuldades atuais e que estão sendo enfrentadas pelas prefeituras de todo o Brasil (não se trata de uma crise exclusiva), ao invés do proferimento de discursos evasivos e cheios de escapismos verbais oportunistas.

Enquanto isso, segue o ex-prefeito Leonardo "sorrindo com o vento" e mantendo a sua popularidade graças à inoperância do seu sucessor.

Quem diria, hein?