Ministro Henrique Alves reuniu-se com os presidentes da TAM e Correios para tratar do potencial de desenvolvimento para o estado.


A confirmação da instalação do Centro de Tratamento Internacional (CTI) dos Correios no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves está cada vez mais próxima. Em reunião com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, nesta quinta-feira (16), o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Wagner Pinheiro de Oliveira, reforçou a importância desse centro para distribuição de encomendas e correspondências vindas da América do Norte e da Europa.

Atualmente, os Correios contam com apenas três CTIs no Brasil: em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. O CTI do Aeroporto Governador Aluízio Alves terá capacidade para atender a demanda das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.


Durante a reunião com o presidente dos Correios, Henrique Eduardo Alves antecipou que iria encontrar-se com a presidente da TAM, Claudia Sender, e que iria informá-la de que as tratativas para a instalação do “hub dos Correios” em Gonçalo do Amarante estavam avançando.


HUB da TAM

Também nesta quinta-feira (16), o ministro Henrique Eduardo Alves reuniu-se duas vezes com a presidente da TAM, Claudia Sender. Em audiência com o vice-presidente Michel Temer e os senadores Eunício Oliveira e José Pimentel, Henrique Eduardo Alves parabenizou Claudia pela iniciativa da companhia de instalar um centro de conexões no Nordeste e frisou a importância do HUB para o desenvolvimento regional.

Após a audiência no Palácio do Planalto, Claudia Sender esteve no Ministério do Turismo para apresentar ao ministro Henrique Eduardo Alves o andamento dos estudos para definição do estado que receberá o HUB da empresa.

De acordo com a presidente da TAM, a empresa encomendou dois estudos de viabilidade para instalação do centro de conexões. Os principais critérios a serem considerados são: localização geográfica, infraestrutura do aeroporto e potencial de crescimento do terminal. "Contratamos duas consultorias internacionais para nos ajudar a avaliar, tecnicamente, qual o melhor local para instalação de nosso HUB. Com um investimento previsto de R$ 6 bilhões, nossa decisão deve ser muito bem calculada', afirmou Claudia Sender.

A empresa inglesa Oxford Economics e a canadense Arup – esta última responsável pelo projeto de Changi, em Cingapura, considerado o melhor aeroporto do mundo – foram contratadas pela TAM para mapear os pontos positivos e negativos dos aeroportos de Recife, Natal e Fortaleza. A previsão da companhia é que os estudos fiquem prontos em três semanas e após a conclusão os estados serão comunicados dos resultados.

"Nossa intenção é conduzir esse processo da forma mais correta e transparente possível. Após a conclusão dos estudos, vamos reunir governadores, prefeitos e parlamentares dos três estados para eles entenderem o processo e poderem discutir conosco os pontos que precisam ser desenvolvidos", concluiu a presidente da Tam.

Durante o encontro, Claudia Sender deixou transparecer que a possível instalação do CTI dos Correios é um ponto positivo para o Rio Grande do Norte. Ao final, ela convidou Henrique Eduardo Alves para as reuniões com os três estados. "Me sinto muito honrado em participar, como ministro do Turismo, desse momento", disse. A presidente comprometeu-se a mandar os estudos para análise do ministro do Turismo.

Henrique Eduardo Alves revelou à presidente Claudia Sender que o Rio Grande do Norte está tomando todas as providencias para realizar as melhorias que faltam para ganhar a disputa pelo centro de conexões. "Disse à presidente Claudia que o estado está fazendo seu dever de casa. Entendo que essa é uma decisão puramente técnica e, assim sendo, acredito que oferecemos as melhores condições à companhia para receber esse HUB", concluiu.