Pau dos Ferros está entre os nove municípios do RN que ofertarão exames gratuitos do colo do útero.

Nove municípios do Rio Grande do Norte deverão atuar como centro de serviços de saúde em exames citopatológicos de prevenção do câncer do colo do útero, desde o dia 08 de setembro deste ano. A informação foi publicada no site Mossoró Hoje.

A determinação é do Ministério da Saúde, que habilitou 17 estabelecimentos da área para oferecerem os serviços à população de forma gratuita.

De acordo com a portaria publicada Diário Oficial da União (DOU), o custeio decorrente das referidas habilitações será financiado por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), após a apuração da produção no Banco de Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais – SAI.

No Rio Grande do Norte, os municípios escolhidos foram Apodi, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos, Goianinha, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Os recursos orçamentários correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho 10.302.2015.8585 Atenção à Saúde da População para Procedimentos de Média e Alta Complexidade - Plano Orçamentário 0008 - Controle do Câncer.