Prefeitos definem ações de distribuição de água nos municípios em colapso.


Prefeitos e secretários municipais estiveram reunidos nesta segunda-feira (21), na Governadoria, em Natal, para debater medidas de combate aos efeitos da seca nas cidades. O encontro reuniu, os gestores dos municípios que estão em colapso no abastecimento e órgãos de estado competentes: Companhia de Águas e Esgotos do Rio G. do Norte (CAERN), Instituto de Gestão das Águas (IGARN), Secretária de Estado de Agricultura da Pecuária e da Pesca (SAPE), Secretária do Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e Defesa Civil.

Para o vice-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), e prefeito de Assu, Ivan Júnior, os prefeitos precisam receber urgentemente um amparo para melhorar a situação hídrica em suas cidades. "O quadro é bastante preocupante, necessitamos de medidas eficazes nas ações que promovam o melhoramento do abastecimento. Também é preciso que haja planejamento, para que, em estiagens prolongadas, possamos, verdadeiramente, conviver com a seca sem grandes danos", comentou.

O Governador Robinson Faria abriu a reunião destacando as medidas adotadas pelo Estado. As ações emergenciais, acordadas durante a reunião, serão chamadas de Operação Vertente. Esse plano diz respeito a distribuição de água através de carros-pipa nos municípios afetados. O abastecimento nas zonas urbanas das cidades em colapso acontecerá por meio de centros de distribuição centralizados (chafariz ou caixas d’água), ficando a cargo das prefeituras o controle do abastecimento, assim como o teste de potabilidade. Para isso, deverão ser formadas comissões municipais com três integrantes, sendo um da prefeitura, um da comunidade, além do Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil.

A Operação Vertente atenderá as áreas urbanas dos municípios: Antônio Martins, João Dias, Luís Gomes, Paraná, São Miguel, Tenente Ananiais, Pilões, Carnaúba dos Dantas, Acari, Currais Novos, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Alexandria, Ouro Branco, São José do Seridó, Caicó, Equador, Alexandria.