Vereador Gilson Rêgo apresenta requerimento solicitando criação de um programa para acompanhamento de pacientes oncológicos.


Através do Requerimento Nº 143/205, o vereador Gilson Rego (DEM) solicitou ao Chefe do Executivo Pau-ferrense a criação de um programa, formado por uma equipe multiprofissional, para acompanhamento de pacientes oncológicos e apoio aos familiares.

"Infelizmente, o poder público - seja o Estado ou o Município - não está tendo essa responsabilidade de cuidado aos pacientes oncológicos. Em Pau dos Ferros, temos o Núcleo de Apoio aos Pacientes com Câncer, na pessoa de Regina Silva, que é ligado a Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer de Mossoró e Região, não é o Poder Público Municipal que o mantém", disse Gilson.

"O que ele faz com estes pacientes? autoriza uma mamografia, ultrassonografia, ressonância, uma passagem para Mossoró, mas não é só isso; o diagnóstico da doença, para muitos, e de forma errada, é uma sentença de morte e abala toda a família. Portanto, precisa de uma equipe de psicólogos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, etc", justificou.

Na defesa, o parlamentar falou sobre o programa municipal SAE - Serviço de Atenção Especializada, onde pacientes com DST/AIDS têm serviços personalizados. "O programa tem um baixo custo, pois é aproveitado os profissionais já contratados pelo município; é o que deve acontecer com o que foi sugerido neste requerimento", concluiu.

Para o vereador, Kasumaro Kened (PMDB), Pau dos Ferros necessita bastante do programa. "O colega vereador foi bem claro quando disse que o Poder Público participa dos casos com a assistência em exames, translado e hospedagens e que falta o apoio psicológico para todos da família, necessitamos desse programa e torço para que o nosso Executivo Municipal possa atender logo o pedido", falou Kasumaro.

"Quem já passou por isso com algum familiar, sabe o quanto é doloroso, a partir do momento que recebe o diagnostico; com o programa, possamos recorrer, receber orientações - não só para pacientes, mas, também, os familiares", expressou Bolinha.

Os demais vereadores foram favoráveis ao requerimento, sendo aprovado por unanimidade.