Deputado Rafael Motta apresenta projeto inspirado em programa contra acidentes nos Estados Unidos.


O deputado federal Rafael Motta (PSB) apresentou, em dezembro do ano passado, o seu quarto projeto de lei na Câmara dos Deputados: trata-se da obrigatoriedade do sensor de ré em veículos novos vendidos no Brasil. A matéria, na verdade, é inspirada em uma medida dos Estados Unidos, que estabelece que até 2018 todos os carros tenham o equipamento como forma de evitar acidentes.

E nos Estados Unidos, a medida tem se mostrado necessária. Isso porque um estudo no País da América do Norte apontou que 210 pessoas morrem e 15 mil ficam feridas todos os anos nos EUA ao serem atingidas pela traseira dos carros. E mais: cerca de 30% das fatalidades foram de crianças com menos de 5 anos e 26%, de adultos com mais de 70 anos. Para os americanos, pelo menos 70 vidas teriam sido poupadas se toda a frota tivesse sensores de ré. 


"O sensor de ré não vai representar grandes mudanças no preço final dos veículos vendidos no Brasil (a instalação do equipamento em veículos usados custa algo em torno dos R$ 100), mas poderá ser bastante útil, sobretudo, para evitar acidentes com crianças, que não são facilmente percebidas na traseiras de veículos", explicou Rafael Motta.

O projeto foi apresentado no final de 2015 e deve passar ainda pelas comissões da Câmara dos Deputados, para em seguida ir para o plenário. Além dessa matéria, Rafael Motta apresentou também projetos que: prioriza a educação em tempo integral no Brasil; inclui educação financeira na grade dos ensinos fundamental e médio; e o proíbe a inauguração de obras públicas que não estejam totalmente concluídas.