Pau dos Ferros: Primeira 'prova de fogo' da nova Secretária de Saúde, irmã do Prefeito, será apresentar relatórios financeiros à Câmara.


Em Pau dos Ferros, o fato do prefeito Fabrício Torquato (PSD) ter abandonado o critério técnico na escolha dos membros de sua equipe de trabalho para ungir a sua irmã, Mona Lisa Torquato, ao cargo de secretária de Saúde tem causado polêmica entre a população pelo nepotismo escancarado, mas que, vergonhosamente, recebe a conivência das chamadas "brechas" existentes na legislação brasileira.

O mais absurdo é que alguns bajuladores do Chefe do Executivo tem utilizado o argumento de que outros gestores adotaram o mesmo procedimento (empregar parentes), como se fosse correto ser complacente com um erro em virtude das falhas cometidas no passado. Não concordo, pois, "o pau que bate em Chico, também deve bater em Francisco". Nada de protecionismos!

Em meio às polêmicas que cercam o seu nome, a nova secretária Mona Lisa terá um trabalho árduo pela frente: organizar uma pasta que tem sido a maior causadora da insatisfação popular que afeta o seu irmão, prefeito Fabrício.

Mas, sem dúvidas, a primeira 'prova de fogo" de Mona Lisa será a de apresentar relatórios financeiros quadrimestrais referentes às ações da pasta realizadas na gestão de sua antecessora, Patrícia Leite, que foi transferida para o cargo de auditora municipal. Em caso de desobediência, a nova comandante da Saúde poderá incorrer em crime de responsabilidade.

A convocação feita pelo Poder Legislativo, através do Requerimento Nº 204/2015, ocorreu em dezembro do ano passado (Veja AQUI), sendo aprovada inclusive pela maioria dos vereadores da bancada situacionista, e deverá ter o seu desfecho em sessão ordinária a ser realizada após o período de recesso parlamentar.

Segundo informações, o relatório financeiro (receitas e despesas) deverá conter: números de atendimentos, efetivamente, resolvidos a cada mês, constando dados dos usuários; a relação completa dos prestadores de serviços, constando a produtividade e os valores pagos; dados sobre a frota da Secretaria de Saúde, constando o seu estado de conservação e o planejamento para renovação; informações sobre a real perspectiva de funcionamento da Upa 24 horas de Pau dos Ferros; tratar sobre o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, assim como outras instituições que prestam serviços na saúde do município; e, por fim, apresentar um cronograma para as obras ligadas a SESAU que se encontram, atualmente, paralisadas.

Resta-nos aguardar pelas devidas explicações, após o término do recesso parlamentar.