Prefeitura de São Miguel alcança metas do Índice de Gestão Descentralizada Municipal, do programa Bolsa Família.

A Secretaria do Bem Estar Social, Trabalho e Habitação anunciou, nesta quinta-feira (18), que o Município de São Miguel alcançou as metas do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M), do programa Bolsa Família. O índice passou de 0,70 para 0,93.

Segundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura, tudo isso se deve ao trabalho árduo de uma equipe unida e do total apoio do Prefeito Dario Vieira, que sempre vem dando suporte para que os programas sociais aconteçam de maneira eficiente e eficaz.

O IGD-M é um indicador de qualidade da gestão do programa Bolsa Família, que considera informações como a atualização cadastral, o acompanhamento de educação e saúde dos beneficiários e a prestação de contas. O índice varia de 0 a 1 – quanto mais próximo de 1, melhor a avaliação. Índices abaixo de 0,55, em uma escala que varia de 0 a 1, ou menos de 0,20 em cada um dos quatro indicadores, podem fazer com que estados e municípios fiquem sem os recursos. 

É exigido também assinatura do Termo de Adesão ao Bolsa Família, habilitação ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e aprovação das contas pelos Conselhos Municipais de Assistência Social. Neste mês, 5.385 municípios receberam os repasses.

"Se os beneficiários estão garantindo a frequência escolar, se você tem o cumprimento da agenda de saúde, você garante índices que aumentam os recursos, assim o índice é o reflexo de uma boa gestão, como vem acontecendo através da Secretária Elizangela Rego e sua Equipe afinada no trabalho", salientou o Prefeito Dario Vieira, que ainda acrescentou: "Nós continuaremos firmes para que nosso município venha ganhar melhores índices tanto neste segmentos, como os demais que são avaliados pelo governo federal e que trazem bem estar para nosso povo micaelense".