Assembleia Legislativa promove palestra sobre qualidade de vida e estatuto do idoso.


Orientar sobre alimentos que reduzem inflamações e hábitos saudáveis. Esses foram alguns temas da palestra "Qualidade de Vida e Saúde: Longevidade", realizada nesta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa. O evento faz alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, e reuniu servidores do Legislativo.

"Trata-se de uma iniciativa que reforça a preocupação da Casa em promover ações que proporcionem maior qualidade de vida aos servidores. É ainda uma forma de divulgar o setor de saúde da Assembleia Legislativa", disse o odontólogo Ricardo Fonsêca, responsável pela Coordenadoria de Saúde e Assistência Social da Casa.

O evento foi aberto com a palestra "Qualidade de Vida e Saúde: Longevidade", proferida pelo deputado estadual Albert Dickson (PROS), que também é oftalmologista. Ele defende que o leite de gado não é indicado para o consumo humano, a não ser na infância, até os 4 anos de idade.

Para surpresa de muitos, Albert Dikson aconselhou o banho de sol em substituição ao leite para os que acham que o alimento faz bem aos ossos. O médico ressaltou que o horário indicado para o banho é das 10h às 14h. Albert falou ainda sobre o consumo de outros alimentos. 

"A margarina, por ser mais um produto industrializado no mercado, deve ser substituída pela manteiga. O óleo de seja pode ser substituído pelo óleo de coco, que é mais saudável. Em relação aos legumes, o brócolis, a rúcula e couve ajudam no combate ao câncer de próstata e mama", orientou Albert Dickson.

Na sequência, as assistentes sociais Karine da Costa e Danielle Araújo debateram com os servidores sobre o Estatuto do Idoso.

Para o servidor da Casa, Henrique Bezerra, a iniciativa da Assembleia Legislativa é uma oportunidade de conhecer melhor sobre temas relevantes à saúde, buscando a prevenção de possíveis problemas. "Recebemos maior orientação sobre os problemas de saúde que nos acometem no dia a dia. Esse aprendizado, além de útil aos servidores, também pode ser replicado junto às nossas famílias", comentou.

Além das palestras, o evento ofereceu aos participantes os serviços de aferição de pressão, medição da glicose, orientação nutricional, sobre higiene bucal e exame vocal.