Pau dos Ferros: Agentes Comunitários de Saúde denunciam negligência da Prefeitura ao atrasar pagamento de valores referentes ao PMAQ.

Em Pau dos Ferros, de acordo com denúncia encaminhada ao nosso blog, nesta terça-feira (05), os Agentes Comunitários de Saúde estão sofrendo com a negligência da Prefeitura local que ainda não teria efetuado o pagamento dos incentivos financeiros repassados ao Município pelo Governo Federal, através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), que objetiva oferecer um complemento de salário, de forma semestral, aos profissionais que integram as equipes de Atenção Básica à Saúde.

De acordo com o que nos foi relatado, os recursos oriundos do Programa Federal já estão em caixa, contudo, há mais de 06 (seis) meses nenhum centavo sequer é repassado, apesar dos inúmeros apelos feitos pelos Agentes Comunitários junto à secretária de Saúde, Mona Lisa Torquato.

Ainda segundo a denúncia, quando atende o telefone, a secretária Mona Lisa só faz promessas quanto ao pagamento dos recursos do PMAQ. Todavia, supostamente ignorando o que reza a lei, a gestora incorre no descumprimento das obrigações impostas pelo Governo Federal no gerenciamento dos valores.

Desta forma, quem acaba pagando o preço final desta conta é a população que, diga-se de passagem, já vem sofrendo há tempos com uma saúde de qualidade duvidosa ofertada pela atual gestão.

No mais, sendo procedente a reclamação, resta-nos cobrar por parte do Poder Executivo uma providência cabível e resoluta no que se refere ao atendimento do pleito solicitado pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Aguardemos pelo desfecho...