Elefante Branco: Apesar de concluída, UPA de Pau dos Ferros segue abandonada pela Gestão Fabrício Torquato há mais de 2 anos e 5 meses.

Elefante branco é uma expressão utilizada para classificar algo valioso ou que custou muito dinheiro, mas que não possui utilidade ou importância prática. Pois bem, infelizmente, esta realidade é a que está sendo imposta à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Pau dos Ferros, que custou cerca de R$ 1,4 milhão aos cofres públicos, foi concluída há mais de 2 anos e 5 meses, porém, não foi colocada em funcionamento pela gestão do prefeito Fabrício Torquato (PSD).

Na tarde desta segunda-feira (02), fizemos uma visita até às instalações do prédio onde deveria funcionar a UPA 24 horas, contudo, ao chegarmos no local nos deparamos com um cenário de completo abandono, inclusive, com o mato predominando nos arredores e dentro da edificação, o que deixa claro que a prefeitura sequer colocou servidores para garantir a limpeza do patrimônio público.

Vale salientar que a construção da UPA de Pau dos Ferros sempre foi exaltada pelo Prefeito Fabrício como uma grande conquista, pois, além de garantir um atendimento de mais qualidade aos usuários da saúde no âmbito do município, também serviria para desafogar a altíssima demanda do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade (HCCA).

Todavia, após longos 2 anos e 5 meses de conclusão da obra, até o momento, a Prefeitura de Pau dos Ferros não repassou nenhuma informação sobre quando colocará o prédio da UPA para funcionar, deixando a população desassistida de melhores condições de atendimento.


Só para relembrar, no ano de 2013, na leitura de sua mensagem anual, o Chefe do Executivo chegou a prometer que para custeio mensal da Unidade de Pronto Atendimento existiriam recursos mensais transferidos para o Fundo Municipal de Saúde na ordem de R$ 100 mil reais para pagamento de pessoal, compra de insumos e manutenção, sendo que o município arcaria com investimento semelhante para garantir o pleno funcionamento do pronto socorro 24 horas. 

Entretanto, as promessas não saíram do papel, as palavras proferidas foram levadas pelo vento e os pau-ferrenses continuam esperando pelo recebimento, de verdade, desta que seria uma importante realização administrativa para o município.

Enquanto isso, o Ministério Público Federal assiste a este terrível exemplo de desperdício de dinheiro público, aparentemente, de forma silente, já que, até o momento, não adotou nenhuma providência cabível ou até mesmo enérgica que obrigue o gestor público municipal a colocar a UPA para funcionar, sem mais prejuízos à população.

Pelo visto, caso as autoridades responsáveis não se manifestem, o descaso vai continuar, e os fabricadores de "elefantes brancos" ficarão à vontade para persistirem trilhando esse caminho reprovável da irresponsabilidade com a coisa pública, lamentavelmente.

Que Deus nos acuda!