TCE finaliza coleta de informações para apuração do Índice de Efetividade da Gestão Municipal.

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) concluiu a etapa de coleta das informações que servirão para apuração do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM/TCERN). O objetivo do índice, a ser apurado anualmente, é evidenciar a correspondência entre as ações dos governos e as exigências da sociedade.

O IEGM/TCERN irá proporcionar múltiplas visões sobre a gestão municipal em sete dimensões do orçamento público, selecionadas a partir de sua posição estratégica no contexto das finanças públicas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas, Governança em Tecnologia da Informação.

Para formação do índice a Corte de Contas potiguar levantou informaçõesdos municípios a partir de sete questionários com o apoio da Rede Nacional de Indicadores – INDICON, parceria do Instituto Rui Barbosa – IRB e os Tribunais de Contas do Brasil participantes. Durante a fase de coleta dos dados a Diretoria de Administração Municipal - DAM disponibilizou os questionários a todos os 167 municípios do Estado, mas oito municípios não finalizaram os questionários e, por consequência, obterão o pior resultado, já que não será possível efetuar o cálculo do índice para estes.

A partir de agora terá início a fase de consolidação das informações e o cálculo do índice que será realizado pela Rede INDICON. A divulgação do resultado está prevista para o mês de novembro.

Confira a relação dos Municípios que concluíram o preenchimento de todos os questionários clicando AQUI.