Editorial: Comentários sobre aparência física de candidato a vice-prefeito em São Francisco do Oeste não acrescenta nada ao jogo democrático.

Lamentavelmente tenho visualizado que o candidato a vice-prefeito Gessé Freitas (PMDB), na chapa encabeça pelo advogado Chiquinho Lobo (PR), que tenta conquistar o comando da Prefeitura de São Francisco do Oeste, vem sendo alvo de comentários pejorativos desnecessários a respeito de sua aparência física.

Colocado na vala do debate rasteiro e depreciativo sobre estereótipos, Gessé Freitas tem sido desrespeitado publicamente, de forma até grosseira, por jornalistas e comunicadores que, indiretamente, utilizam suas páginas para dar publicidade a piadas de mau gosto que não acrescentam nada de salutar ao jogo democrático, pelo contrário, só serve para diminuir o respeito pela figura humana de um cidadão que, dependendo do resultado das urnas, poderá até se tornar uma autoridade legalmente constituída.

Ao meu ver, questões ligadas à beleza ou ausência dela não devem ser incluídas nos atributos pessoais que os candidatos podem ofertar para uma análise crítica do eleitor, mas sim as suas qualificações profissionais ou técnicas, principalmente, se forem ligadas às áreas inerentes aos serviços essenciais para o bom andamento da administração pública.

No mais, observo que nesta celeuma deprimente o que existe é uma constatação de que algumas pessoas ainda precisam amadurecer bastante quanto ao entendimento de algumas questões ligadas à ética e o respeito mútuo entre os seres humanos.   

No que concerne ao jogo democrático, creio que numa disputa sadia deve existir o amplo debate de ideias, e com espaço até para divergência acaloradas no campo da argumentação, claro, respeitando-se alguns limites do vocabulário civilizado (tenho aversão a palavrões).

Contudo, o que não podemos admitir silentes é a nivelação por baixo de uma disputa eleitoral com consequências sérias, que é a escolha dos próximos representantes de um município, e que exigem o máximo de responsabilidade no ato de depositar o sufrágio nas urnas.

Em nome de todas as pessoas que repudiam tais atos vergonhosos de discriminação, me solidarizo com o candidato Gessé Freitas e sua família, assim como faria com qualquer pessoa atravessando situação semelhante.

Em suma, é isto.