Cartórios eleitorais voltam a fazer inscrição eleitoral e transferência de domicílio.

Os cartórios eleitorais de todo o Brasil voltaram a realizar, nesta segunda-feira (07), os serviços de inscrição eleitoral e de transferência de domicílio. O cadastro nacional de eleitores estava fechado desde 5 de maio para esses serviços devido às Eleições Municipais de 2016.

Para fazer o alistamento (primeira via do título), é necessário se dirigir a um cartório eleitoral, levando original e cópia do documento de identificação oficial com foto, de um comprovante de residência (recente) e, para homens maiores de 18 anos, do documento de alistamento militar.

Para realizar transferência do local de votação, levar, ao cartório da sua zona, original e cópia do documento de identificação oficial com foto, de um comprovante de residência (recente) e do título de eleitor (opcional).

Para revisão e atualização de dados, levar original e cópia do documento de identificação oficial com foto, de um comprovante de residência (recente) e do título de eleitor (opcional) até o cartório eleitoral da sua zona.

O título de eleitor pode ser cancelado por ausência às urnas em três eleições seguidas ou por não comparecimento à revisão do eleitorado. Lembrando que cada turno conta como uma eleição. Para regularização de título cancelado, é preciso levar original e cópia do documento de identificação oficial com foto e de um comprovante de residência (recente) até o cartório da sua zona eleitoral.

Em caso de débitos com a Justiça Eleitoral, poderá ser necessário pagamento de multa via boleto bancário.