Deputado Carlos Augusto Maia apresenta moção em favor da UERN.

Em pronunciamento realizado na Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (08), o deputado Carlos Augusto Maia (PSD) externou apoio pela manutenção da Universidade do Rio Grande do Norte (UERN), através da apresentação de moção entregue à Mesa Diretora. O deputado utilizou seu tempo como orador inscrito para registrar sua preocupação com a situação dos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Parnamirim e dos professores da Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, que estão com os salários atrasados.

"Universidade tem que ser pública, é um patrimônio do povo potiguar. A universidade estadual está presente nos locais onde o povo precisa, a exemplo do campus na cidade de Paus dos Ferros, que atende em sua maioria a filhos de agricultores. Precisamos destacar que as pessoas encontram na educação um instrumento de transformação social através da universidade pública", disse Carlos Augusto Maia.

O parlamentar narrou casos de familiares que deixaram a agricultura para cursar medicina e hoje são bons médicos. "Uma coisa é fazer uma universidade quando você mora na capital, outra é quando você mora no sertão, que há anos convive com a seca", destacou. Apesar de defender a manutenção da universidade pública, o deputado disse que a instituição, assim como todos os setores da administração pública, precisam trabalhar pela redução de despesas.

Carlos Augusto também destacou sua preocupação com o pedido de demissão coletiva de quase 40 profissionais que atuam na única UPA do município. "A prefeitura iniciou a regularização dos pagamentos e os funcionários da UPA começaram a atender normalmente", informou.

Por fim, o deputado comentou a situação dos professores da Escola Municipal Nossa Senhora da Guia que está com o salário dos professores atrasados. "É uma das melhores escolas do estado, que tem o melhor IDEB na cidade. Com isso as famílias estão sendo prejudicadas porque estão sem aulas. É um problema da gestão municipal de Parnamirim. Na campanha foi mostrada uma realidade que não existe. Essa realidade nos preocupa porque Parnamirim é uma cidade rica e importante para o RN", finalizou.