Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Mairton França, visita obra da Adutora do Alto Oeste.

Em visita a adutora do Alto Oeste, a pedido governador Robinson faria, na tarde desta quinta-feira (08), o Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, acompanhado do deputado estadual Galeno Torquato (PSD), avaliou o estágio da obra como um todo e conversou com os engenheiros da Caern, que atualmente acompanham o final da obra.

Durante a visita, ele constatou que os equipamentos que faltavam para ligação elétrica das elevatórias de Frutuoso Gomes e Antônio Martins e para o Booster de João Dias já foram adquiridos pela empresa. 

De acordo com os engenheiros da empresa responsável pela construção do sistema, a EIT Engenharia, esses equipamentos já serão instalados na semana que vem. 

"Antes do Natal, Antônio Martins e João dias já estarão recebendo água em caráter de teste. Neste momento, essas cidades encontram-se em colapso", ressaltou Mairton. 

O secretário disse ainda que dos dez municípios previstos para serem abastecidos diretamente pelo subsistema da adutora do Alto Oeste, que faz captação na Barragem de Santa Cruz, oito já recebem água do sistema. Além delas, indiretamente, as cidades de Martins, Serrinha dos Pintos, Viçosa e Portalegre também estão sendo parcialmente abastecidas, devido a interligações de adutoras que possibilitaram este abastecimento, além de duas comunidades rurais localizadas na Zona Rural de Severiano Melo.

"A Adutora do Alto Oeste vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas. Trata-se de uma obra fundamental que vai ajudar a mitigar os efeitos da seca e garantir a redenção hídrica de dezenas de municípios. O governador Robinson Faria prepara uma caravana de visita às obras em todas as cidades que são e serão abastecidas pela adutora, tão logo esses equipamentos estejam instalados e toda a extensão da adutora esteja em teste", afirmou o deputado Galeno Torquato.