Audiência Pública na comarca de Patu dá início ao projeto "Conexão Direta" do TJ/RN.

De forma pioneira, a comarca de Patu, no Alto Oeste potiguar, recebeu na tarde desta terça-feira (07), a equipe da Corregedoria Geral de Justiça para a primeira de uma série de audiências públicas sobre boas práticas que resultem no aprimoramento das atividades judiciais e extrajudiciais do Poder Judiciário potiguar. A iniciativa integra o projeto "Conexão Direta" e aconteceu no Tribunal do Júri do Fórum Municipal Desembargador Rafael Godeiro, contando com a participação de advogados, promotores, servidores da comarca, prefeitos e vereadores das cidades da região, além de jurisdicionados.

Na ocasião, a corregedora geral de justiça, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, apresentou o plano de gestão do órgão de justiça para o biênio 2017/2018, acompanhada do juiz auxiliar Undário Andrade. Segundo ela, o plano vem cumprir um mandamento constitucional que é promover a integração e a comunicação em tempo real com a sociedade. "Nós estamos promovendo essa troca de ideias para que a gente ouça o povo em benefício de um bem maior que é melhorar os serviços do Judiciário", afirmou.

A magistrada destacou a importância das sugestões dos juízes, servidores, notários, OAB, Ministério Público, Defensoria Pública e do povo, o que é possível com a realização de audiências públicas. O Plano de Gestão também tem por meta promover e aprimorar as práticas de responsabilidade social e ambiental, bem como elaborar e executar projetos voltados para as áreas de Infância e Juventude e de Violência Doméstica.

Já os processos internos, também inseridos no plano de gestão, servem para dar produtividade e celeridade à prestação jurisdicional, adotando soluções alternativas de conflitos e aprimoramento da gestão da Justiça Criminal.

Repercussão

O prefeito de Patu Rivelino Câmara parabenizou a desembargadora Zeneide pelo projeto e a agradeceu por ter escolhido a comarca como pioneira. O gestor quer fazer uma administração parceira do Poder Judiciário. "Eu já falei o com juiz Renan Brandão que, apesar das nossas dificuldades, estamos dispostos a colaborar", comentou. Ele solicitou também um nova edição dos programas Justiça na Praça e Justiça e Escola na cidade e falou que a Câmara Municipal aprovou a doação de um terreno para a construção de um novo fórum.

Já a prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, parabenizou a Corregedoria pela iniciativa e elogiou os projetos da área social do Judiciário, ações que ela considera como investimento da Justiça na melhoria da vida das pessoas mais necessitadas.