Encanto: Comitês do Plano de Saneamento se reúnem e projetam próximas ações.

O Encanto segue empenhado na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do município. No final da semana passada, os membros dos dois comitês relacionados ao projeto (Executivo e de Coordenação) se reuniram, na sede da prefeitura, com vistas a debater o andamento das atividades.

No momento, conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente na presença do vice-prefeito Nonato Guedes, foi frisada a importância do instrumento, avaliadas as realizações até o mês de abril, bem como feita uma projeção das próximas ações.

De acordo com a assistente social Carla Silveira, a equipe já definiu o plano de trabalho e o plano de mobilização social, este último envolvendo a população. Oficinas já estão sendo planejadas nesse sentido; a primeira será sobre a temática da educação sanitária.

O segundo passo irá consistir na construção de um diagnóstico técnico-participativo. "Significa que, a partir de agora, vamos com a comunidade fazer um trabalho para identificar quais são os pontos vulneráveis existentes no nosso município em relação ao saneamento básico, que vai desde a utilização das águas (drenagem) ao destino dos resíduos sólidos", disse Carla.

Com a conclusão do projeto, prevista para o mês de dezembro, o Encanto avançará em políticas públicas que favorecerão a melhoria da qualidade de vida e saúde dos moradores. Lembrando que, para isso, é fundamental esse agir conjunto entre os órgãos públicos municipais nas suas mais variadas pastas, associações, parceiros e sociedade civil. 

*Informações da Assessoria de Comunicação