Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros informa que campanha de vacinação contra a gripe se estenderá até o dia 26 de maio.


A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria da Saúde (SESAU), deu início a Campanha de Vacinação Contra Influenza que deverá se estender até o dia 26 de maio.

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

A vacina protege contra três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS). São dois do tipo A – H1N1 e H3N2 – e o influenza B.

O Dia D de Mobilização Nacional contra a Influenza acontece no dia 13 de maio e todas as UBSs da zona urbana estarão abertas das 8 às 17 horas para atender a população, que deve estar munida da sua caderneta de vacinação.

A Secretária Zélia Leite, enfatizou a importância da população se vacinar contra a gripe. "Temos a convicção do quanto é importante que a população procure a sua Unidade Básica de Saúde e possa tomar a vacina, pois ela é o instrumento mais importante na prevenção da gripe", finalizou.