Elefante Branco: "Praga" das obras paralisadas e inacabadas no RN será debatida em seminário no TCE; 313 obras no estado estão nesta condição.

A questão das obras paralisadas e inacabadas no Rio Grande do Norte, alvo de um rigoroso levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado, será o foco do I Seminário Integrado de Controle Externo, a ser realizado no próximo dia 19 de julho, no auditório do TCE.

Essa é uma nova proposta que, além de apresentar os dados investigados pela equipe técnica, abre espaço para discussão e busca de solução para um problema que resulta em prejuízo para a sociedade. No Estado, foram monitoradas 313 obras nesta condição, o que representa um potencial dano ao erário na ordem de R$ 308 milhões.

Ainda de acordo com o levantamento, os principais fatores que causaram a interrupção das obras foram: atraso ou suspensão dos repasses de responsabilidade do Governo federal: falta de recursos próprios estaduais; adequação de projetos e/ou planilhas junto a órgão federal; inadequação á legislação sanitária/ambiental; abandono da obra por parte da empresa contratada.

A principal fonte dos recursos financeiros alocados para a execução das obras públicas foi a União Federal, representando 58% (cinquenta e oito por cento), seguindo-se recursos estaduais, na ordem de 37,2% (trinta e sete inteiros e dois décimos por cento), e municipais, correspondentes a 4,8% (quatro inteiros e oito décimos por cento). 

Esperamos que além de promover a discussão sobre essa temática, o TCE/RN também haja com severidade ao analisar as contas dos gestores que agiram irresponsavelmente na gerência de recursos públicos, causando enormes prejuízos à população.

Enquanto houver impunidade, haverá quem pratique ilicitudes.

Chega!