Editorial: Para começo de conversa, FINECAP com baixa circulação de caciques políticos e recorde de público não poderia ter sido melhor!

Pau dos Ferros completou 161 anos de emancipação política em grande estilo com a realização da 21ª edição da Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste potiguar (Finecap). Uma festa que, tradicionalmente, arrasta milhares de pessoas até a Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, palco onde ocorrem as apresentações culturais e musicais do evento regional.

Este ano, mais uma vez, ficou nítida a importância da FINECAP no sentido de contribuir significativamente para o aquecimento da economia local em várias frentes de negócios, desde o grande empreendedor até os valorosos trabalhadores ambulantes que, corajosamente, arregaçam as mangas para faturar uma renda extra neste período. 

Sem dúvidas, até mesmo em tempos de crises (hídrica e financeira), apesar de alguns não entenderem, o Turismo de Eventos gera um efeito catalisador tão preponderante na economia de um município que a sua promoção torna-se quase que uma obrigação institucional para um gestor público com visão não somente centralizadora, mas periférica, também.

Em Pau dos Ferros, nos últimos dias, pessoas vindas de várias cidades do país estiveram na cidade consumindo e, consequentemente, fazendo circular dinheiro nos estabelecimentos locais. Este fator positivo é mais do que suficiente para desmontar quaisquer argumentações contrárias.

No tocante às outras nuances que circundaram a festa, frise-se que a FINECAP 2017 apresentou recorde de público em uma única noite, no último domingo (03), com a apresentação da Banda Aviões do Forró, no comando de Xand Avião. Cerca de 80 mil pessoas lotaram a Praça de Eventos, fato que entrou para os registros históricos da feira.

Outro acontecimento extremamente favorável foi a baixa circulação de caciques políticos durante o evento, possivelmente, em virtude do medo quase mórbido de alguns quanto à possibilidade de reação negativa do público. Claro que em Pau dos Ferros existem cidadãos bastante civilizados, mas em uma festa de grande porte nunca se sabe de onde partirá o primeiro grito de: "Golpista", "Ladrão" e etc.

Destaque para o prefeito Leonardo Rêgo (DEM) que, na contramão dos políticos convencionais, não teve receio de encarar o público. Pelo contrário, ao ser convocado para subir ao palco pelo cantor Xand Avião, o gestor municipal foi aplaudidíssimo pela multidão, principalmente quando confirmou as presenças da Banda Aviões do Forró e da musa sertaneja Marília Mendonça na FINECAP 2018.

Para finalizar, pondero que, sobretudo ao observar a repercussão nas redes sociais, a FINECAP 2017 foi coroada de êxito, apesar das dificuldades impostas e conhecidas por todos. Tanto que a sensação entre os pau-ferrenses é que ficou um "gostinho de quero mais."

Calma pessoal. Em 2018, se Deus quiser, tem mais!