Programa Sertão Empreendedor deve intensificar produção rural no município de Encanto.

O produtor Fernando Jackson, do Sítio Encanto de Cima, recebeu na manhã desta quinta-feira (15), a visita da zootecnista Ana Paula Pinheiro, técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) responsável por desenvolver o programa "Sertão Empreendedor" no município, o qual está sendo apoiado pela gestão do prefeito Atevaldo Nazário.

Depois da assinatura do Termo de Compromisso na semana passada, Fernando forneceu informações à profissional que culminaram em um diagnóstico de sua propriedade, com destaque para tamanho, cuidadores, culturas em andamento e rentabilidade média.

Ana Paula ouviu o agricultor e esteve atenta às suas necessidades imediatas. Além das frutas, verduras e legumes (Banana, mamão, pimentão, cebolinha, pimenta-de-cheiro, batata doce) vistos no local, Fernando revelou o interesse por outras plantações (Acerola, goiaba, limão, melancia, melão), como ainda a pretensão de investir na criação de galinhas.

Outro intuito do produtor rural, que já fornece alimentos para Pau dos Ferros, Riacho de Santana e Doutor Severiano, está na melhoria da qualidade da alface. Através das orientações do Sertão Empreendedor, serão adotadas técnicas de sombreamento para assegurar a temperatura e umidade adequadas à sua produtividade. “A alface merece um cuidado especial”, afirmou a zootecnista.

Quando perguntado sobre os benefícios do programa, Fernando citou – à parte as instruções – a aquisição de sementes para novos plantios. "Vamos aumentar a nossa produção", completou.

Metodologia

Pautado na qualificação, implantação de negócios e consolidação dos existentes, o programa é uma realização do Senar em conjunto com o Serviço de Apoio às Pequenas e Micros Empresas (SEBRAE) que atenderá no Encanto, ao todo, cinco produtores, contribuindo para o crescimento sócio-econômico em razão do uso de tecnologias inovadoras.

Ao longo de, no mínimo, 12 meses os agricultores vão ser visitados pela técnica – por agrônomo ou veterinário, a pedido – e participarão de capacitações (Cursos, oficinas, feiras, dentre outros), mediadas pelo agente de desenvolvimento (AD) Josafá Neves.

Informações da Assessoria de Comunicação