Em Pau dos Ferros, Secretaria de Saúde divulga números que confirmam importantes avanços na saúde pública do município.

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através dos esforços diários da equipe que compõe a secretaria municipal de Saúde (SESAU), tem garantido importantes avanços na saúde pública do nosso município, de acordo com relatório detalhado enviado à imprensa.

Do sistema de cobertura de saúde da família, que conta com 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS), a atual gestão conseguiu, por meio de processo seletivo simplificado, garantir a contratação de 09 profissionais médicos, fazendo com que 09 unidades estejam acobertadas com profissionais. Ressalte-se que, em dezembro de 2016, o município contava com médico em apenas uma Unidade Básica.

Logo nos primeiros meses de administração, detectou-se que o Laboratório Municipal estava sendo subutilizado. Foram realizados investimentos importantes que garantiram o conserto e manutenção de vários equipamentos. 

Segundo a assessoria de comunicação, hoje a realidade dos números apresentados pela equipe do Laboratório Municipal mostra um aumento no atendimento à população na realização de diversos exames clínicos, acarretando a diminuição dos altos valores pagos anteriormente aos laboratórios particulares, gerando uma economia significativa aos cofres públicos. Também foi regularizada a situação cadastral das farmácias básicas junto ao Conselho Regional de Farmácia, garantindo a distribuição contínua e gratuita de medicamentos para a população pau-ferrense.

Além disso, a fila para exames e consultas com especialistas na rede pública municipal de saúde de Pau dos Ferros foi reduzida com uma ação pioneira da gestão. A redução é, de fato, resultado de um conjunto de medidas que inclui a contratação de médicos especialistas, de diversas áreas, garantindo a ampliação da oferta de consultas. 


A SESAU dispõe de profissionais médicos especialistas atuando diretamente em 17 áreas: angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, mastologia, neurologia, obstetrícia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, psiquiatria, reumatologia e urologia.

Ainda segundo relatório da SESAU, o detalhamento dos quantitativos de procedimentos realizados nas especialidades médicas apontam quem apenas no mês de março foram realizados 426 atendimentos, distribuídos nas seguintes áreas: cardiologia, ortopedia, dermatologia, urologia, neurologia, obstetrícia, reumatologia, proctologia, pneumologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, gastroenterologia e hematologia.

Soma-se esse número às consultas médicas especializadas, onde através da realização de exames mais 118 atendimentos foram contabilizados nos seguintes procedimentos: ecocardiograma, ecodopplercardiograma, endoscopia, espirometria, ligadura elástica, monitorização ambulatorial de pressão arterial (MAPA), retossigmoidoscopia, teste alérgico, ultrassonogria generalizada, vectoeletronistagmografia e videolaringospia.

Portanto, apenas no mês de março de 2018, foram ofertados cerca de 544 atendimentos especializados – entre consultas e exames.

"Os avanços estão sendo comemorados, e o trabalho deverá continuar, sempre na busca da oferta de uma saúde pública digna e humanizada e que atenda toda população com um serviço especializado e de qualidade", diz o trecho final do relatório da SESAU.