Programa Transformando Destinos capacitou mais de 120 pessoas em Mossoró e Pau dos Ferros.

O programa Transformando Destinos, do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), terminou na última quinta-feira (21) mais um ciclo da capacitação de servidores que trabalham nas redes de cuidados. O trabalho é o prosseguimento à proposta de formação dos profissionais dos municípios contemplados com o projeto Interiorizando a Política Pública sobre drogas, e foi reiniciado semana passada com quatro oficinas realizadas em Macaíba, Nova Cruz, Caicó e João Câmara.

O primeiro treinamento da semana foi realizado em Mossoró na quarta-feira com a participação de servidores do próprio município, além dos que atuam nas redes dos municípios de Baraúna, Assu e Areia Branca. Na quinta-feira foi a vez de Pau dos Ferros. Ao todo, 127 servidores foram capacitados nessa semana.

O acolhimento das pessoas em sofrimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi o tema das oficinas, e voltou-se à qualificação dos trabalhadores e gestores da rede de atendimento intersetorial com foco no cuidado em saúde mental às crianças e adolescentes com sofrimento psíquico e que fazem uso de drogas.

O trabalho foi conduzido por Melissa Azevedo com o apoio da Coordenação de Saúde Mental do Estado do RN, tendo como expositora Valdiza Nunes de Aguiar Soares. Ela é referência técnica em Saúde Mental Infantojuvenil da Gerência de Atenção à Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, da Secretaria Municipal de Saúde de Pernambuco e coordenadora de Atenção à Saúde Mental Infantojuvenil da Gerência de Sáude Mental de Pernambuco e coordena o Fórum Estadual de Saúde Mental Infantojuvenil e o Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil. 

Pela manhã ocorreu a parte expositiva, e na tarde foi realizada exposição do plano de intervenção elaborado pelos municípios com base na pactuação da oficina ocorrida em 2018.