Pau dos Ferros: Abastecimento hídrico do município foi a pauta da reunião entre o Prefeito Leonardo Rêgo e o Presidente da CAERN, Roberto Linhares, em Natal.

O prefeito Leonardo Rêgo, acompanhado por membros da Comissão pela Melhoria e Garantia do Abastecimento de Água para Pau dos Ferros, formada por várias autoridades do nosso município, esteve reunido nesta quinta-feira (22) com o Presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Roberto Linhares, para tratar de assuntos ligados ao abastecimento hídrico em nossa cidade.

Como já é de conhecimento público, a adutora de engate rápido está passando por um processo de recuperação, onde técnicos da Companhia trabalham na substituição de vários tubos defeituosos, além de constantemente executarem testes de pressão e vazão da água no ramal Apodi-Pau dos Ferros.

O Presidente da CAERN relatou no encontro que os serviços estão transcorrendo de forma célere, e que em um esforço conjunto entre as regionais houve a possibilidade imediata de captar 1.000 tubos de PVC, o que garantiu o início imediato da substituição das peças que apresentaram vazamentos ou desgaste.

De imediato, a própria presidência determinou a aquisição de mais 1.000 tubos, onde os mesmos já encontram-se em transporte. Com a chegada desse reforço, os técnicos afirmam que o quantitativo será suficiente para garantir o pleno funcionamento da adutora, bem como regularizar o abastecimento.

Há ainda a prerrogativa, dentro do mesmo contrato, para aquisição de mais tubos caso necessário. Esse fato geraria celeridade em uma manutenção futura.

A Prefeitura está evidenciando todos os esforços possíveis para atender as solicitações por parte do diretor regional da CAERN, o advogado Odair Rêgo, no intuito de estabelecer uma parceria que possa garantir a eficiência na execução dos serviços. A municipalidade cedeu maquinário para agilizar o desmatamento de trechos da adutora que se encontravam inacessíveis.

Com relação a uma ação mais consistente de abastecimento, a CAERN já possui um projeto avançado para construção da adutora expressa do alto oeste.

Essa adutora terá captação na cidade de Apodi, através do aquífero subterrâneo. Serão 83km de extensão, atendendo 19 municípios, beneficiando 235.990 mil pessoas, com um investimento de 108 milhões. 

Em tempo

A boa notícia é que a obra da adutora expressa será licitada ainda este ano.

O Presidente da Companhia, Roberto Linhares, estará em Pau dos Ferros no dia 13 de setembro, cumprindo agenda administrativa, onde terá um novo encontro com os membros da comissão e também com o Prefeito Leonardo Rêgo.