Prefeitura de São Francisco do Oeste encaminhou proposta para adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

A comunidade da Escola Municipal 7 de Setembro decidiu, por maioria, aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação - MEC. A decisão ocorreu após audiência de consulta pública realizada com a direção escolar, professores, equipe pedagógica, pais de alunos e alunos a partir de 16 anos, na última quinta-feira (10), na própria unidade de ensino, na cidade de São Francisco do Oeste.

Na oportunidade, a Secretária de Educação e Cultura, Rosení Rodrigues, prestou os esclarecimentos necessários sobre o Programa à comunidade. "A proposta da escola cívico-militar é disciplinada. É uma proposta no qual almeja educar as crianças e adolescentes e elas terem êxito", comentou a secretária.

A diretora da unidade escolar, professora Nilciene Silva, recebeu a aprovação dos pais com muita satisfação: "Ficamos felizes demais com essa adesão em massa dos pais que estiveram presentes na audiência, porque a gente vem enfrentando dificuldades, com a indisciplina de alguns alunos, o que atrapalha o desenvolvimento pedagógico do aluno", destacou.

Além dos pais, a maioria dos funcionários presentes também concordaram com a proposta de a escola pleitear uma unidade do programa. "Para nós, foi uma proposta vista como uma forma de conseguir melhorar cada vez mais a qualidade de ensino da nossa escola. Acreditamos que esse programa pode nos dar novos horizontes na conquista de um espaço escolar mais agradável", salientou a vice-diretora Leonice Santos.

A proposta do Governo Federal é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país até 2023, sendo 54 por ano. O modelo tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.