Em Pau dos Ferros, muitos já especulam o melhor nome para compor chapa com o Prefeito Leonardo Rêgo.

Tradicionalmente, nas eleições para o Executivo a escolha de um candidato a vice é deixada, estrategicamente, para os dias que antecedem a convenção para homologação de candidaturas, seja para prefeito, governador ou presidente. Mas, nada disso impede o surgimento de inúmeras especulações em torno do assunto que, em alguns casos, são incentivados pelos próprios postulantes.

Em Pau dos Ferros, não poderia ser diferente, já que o atual prefeito Leonardo Rêgo (DEM) é candidato natural à reeleição, não possui impedimentos jurídicos que possam barrar sua candidatura e, inevitavelmente, está rodeado de pretensos companheiros de chapa para o pleito que acontecerá no dia 04 de outubro.

É fato que "corre à boca miúda" nas esquinas da principal cidade do Alto Oeste potiguar que o atual presidente do Legislativo, vereador Hugo Alexandre (Podemos), apesar de ter aderido ao grupo situacionista há pouco tempo está "lambendo a rapadura" para ser o ungido, e para isto acontecer na prática tem se esforçado bastante, diga-se de passagem. Inclusive, no final de 2019 agraciou o Chefe do Poder Executivo devolvendo mais de R$ 200 mil ao município referente as sobras do duodécimo que, constitucionalmente, é repassado pela Prefeitura mensalmente para cobrir as despesas da Câmara.

Além disso, o vereador Hugo Alexandre tem declarado abertamente, nos bastidores, o seu interesse em compor chapa com Leonardo Rêgo, algo que para se tornar possível necessitará por parte do presidente do Legislativo um hábil jogo de articulações para ganhar mais confiança do eleitor "leonardista", que ainda não esqueceu a traição do ex-prefeito Fabrício Torquato, que chegou ao Executivo "pelas mãos" de Leonardo e, vergonhosamente, deu um "chute" no grupo que o elegeu.

Outro nome cogitado é o do empresário Maison Rêgo (filho do empresário Xavier Pneus), e que no ano de 2012 chegou a disputar o pleito daquele ano na condição de candidato a vice-prefeito, na chapa que foi encabeçada pelo médico Bráulio Figueiredo (filho do ex-prefeito Nilton Figueiredo).

Sobre esse assunto, verdade seja dita, o empresário Maison evita comentar e sempre afirma, de forma enfática, que segue dedicado às suas atividades empresariais. Por falar nisso, o filho de Xavier Pneus tem demonstrado ser um grande parceiro da gestão municipal durante a realização de eventos no município ao atrair empresários de renome nacional, como Marcelo Alecrim, para investir em Pau dos Ferros. Talvez, pelo seu perfil de gestão empresarial bem sucedido, o jovem empresário seja sempre citado nas conversações sobre a disputa eleitoral de outubro.

Todavia, há um nome que é quase consenso entre os "leonardistas", caso o critério para escolha do futuro companheiro de chapa de Leonardo Rêgo seja o quesito confiança: vereador Gilson Rêgo (DEM), fiel companheiro tanto do gestor municipal, quanto do deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM), que se for ouvido no processo de escolha, possivelmente, dará uma palavra em favor do leal correligionário. 

No entanto, historicamente, o parlamentar evita se envolver abertamente nos assuntos complexos do grupo situacionista local, deixando o protagonismo para o seu herdeiro político, Leonardo Rêgo, o qual futuramente deverá suceder Getúlio Rêgo na Assembleia Legislativa, quando este resolver deixar a política. Levando em consideração a saúde e disposição do deputado, não se pode fazer uma previsão sobre quando isso acontecerá.

E os nomes que correm por fora? Poderão existir surpresas? Sim. Na própria equipe de secretários da gestão Leonardo Rêgo existem nomes que poderiam perfeitamente compor chapa com ele, como no caso do secretário de Planejamento, Cláudio Fídias, que está a frente das grandes obras em andamento e outras projetadas para o futuro de Pau dos Ferros.

Ao finalizar esta matéria, deixo claro que seu conteúdo é fruto das vozes das ruas e dos bastidores da política de Pau dos Ferros. Não conversei com ninguém da alta cúpula "leonardista" sobre o assunto, até porque, pelo que sabemos, o prefeito Leonardo Rêgo sempre deixou claro que o processo de escolha de candidatos a cargos eletivos devem ocorrer no tempo oportuno (período eleitoral). Por enquanto, o Chefe do Executivo está focado nos atos administrativos de seu último ano desta gestão.

Até lá, as especulações só aumentarão, isto é certo. Faz parte do jogo democrático. Porém, as definições pra valer deverão acontecer nos momentos decisivos que antecedem as convenções partidárias.

Como diria o ex-vice-prefeito pastor Alfredo: "A escolha do vice é tão importante que deveria ser deixada para ser feita na véspera da convenção".

Aguardemos...