Rafael Fernandes resiste a pandemia; Município do Alto Oeste é o único do RN que ainda não possui registro de casos confirmados do Covid-19.

Até o presente momento, a Secretaria Municipal de Saúde, informa que não há nenhum registro de caso positivo para o Covid-19, sendo desta forma, o município de Rafael Fernandes, o único dentre os 167 do Estado do Rio Grande do Norte, sem registro da doença.

Vale ressaltar o trabalho conjunto na gestão do prefeito Bruno Anastácio (DEM) de todas as secretarias municipais no combate a pandemia, que também atuaram no sentido de orientar toda a população a seguir as normas, decretos e orientações preventivas de saúde e que, portanto, estão resultando, no afastamento do novo Coronavírus na cidade até a data de hoje, segunda-feira (29 de Junho).

No histórico das ações desencadeadas, frise-se que, ainda no mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Rafael Fernandes instaurou um "Comitê Municipal de Enfrentamento ao novo Coronavírus (2019-nCoV)", formado por profissionais da Atenção Básica e coordenados pela Secretária Municipal de Saúde, Hiudevan Duarte.

Na sequência, a Secretária Hiudevan Duarte publicou a Portaria 01, de 17 de março de 2020, a qual determinou a suspensão por prazo indeterminado de todas às ações coletivas realizadas pela Secretaria de Saúde, dentre elas ações da Equipe NASF, da Equipe de Saúde na Escola, Grupo de Gestantes, Pesagens do Programa Bolsa Família dentre outras, como se vê no teor da referida Portaria.

Além disso, concomitante ao empenho na orientação à população, a Secretaria de Saúde tratou de realizar a capacitação dos profissionais em saúde, tanto na forma de assepsia pessoal, quanto dos locais de trabalho, bem como na forma de notificação dos casos suspeitos, adequação de uma sala só para o isolamento desses casos, preenchimento da fixa específica, e a comunicação imediata com a chefia da Vigilância em Saúde do Município, incluindo locomoção adequada do paciente até o Hospital Regional de Pau dos Ferros para realização de exames e encaminhamentos de pacientes direto para suas residências, onde lá deverá cumprir sua quarentena.

"Ademais, importa informar que atualmente mantemos abertas duas Unidades de Saúde e ampliamos os dias de atendimento médico, passando a ser de segunda a sábado, atendimento esse que se diferencia da realidade da maioria dos municípios da região, que em regra só oferecem atendimento médico de quatro a cinco dias por semana", destacou a secretária Hiudevan.

Em uma das frentes de atuação no combate ao COVID, a Secretaria de Saúde de Rafael Fernandes vem mantendo a prestação de seus serviços a população de Rafael Fernandes, entregando a todos os seus servidores os Equipamentos de Proteção Individual necessários a segurança no trabalho e à saúde de seus servidores.

"Luvas, álcool em gel e álcool 70, máscaras cirúrgicas e máscaras N95, tocas, óculos de proteção e protetores faciais (Face Shields), os equipamentos essenciais para garantir a proteção da saúde de nossos servidores vem sendo entregues e seu uso vem sendo obrigatoriamente exigido em nossas unidades de saúde", frisou Hiudevan.


Criação de Protocolos e Notificações Próprios do Município

A Secretaria de Saúde de Rafael Fernandes criou um protocolo da forma de registro dos casos, investigação, manejo e adoção de medidas preventivas, como; notificação de estabelecimentos Comerciais, visitação em todos os restaurantes, lanchonetes e bares, farmácias e casa lotérica do município, ocasião em que foram repassadas orientações acerca de medidas preventivas ao contágio e propagação do COVID-19, inclusive através de carros de som.

Notificação de pessoas que vem de fora da cidade, de locais onde o COVID-19 encontra-se mais disseminado: também é vista como uma ação diferenciada como forma de proteção aos habitantes do município. Também, quando acontece a divulgação da morte de algum munícipe, independente do dia, um servidor da vigilância em saúde vai até a casa da família e entrega uma orientação expressa sobre às formas de prevenção contra o novo coronavírus, tal informativo discrimina medidas de controle de aglomerações.

De acordo com a secretária Hiudevan, a gestão municipal não apenas criou um espaço para realização dos swabs e testes rápidos nos casos enquadrados como suspeitos (espaço este que funciona na Maternidade), como também Rafael Fernandes foi uma das primeiras cidades a realizar tais testes, detalhe: sem necessitar encaminhar o paciente para o Hospital Regional.

A interdição de algumas vias públicas, no afã de reduzir o risco de aglomerações, como praças públicas, desinfecção das vias públicas, segundo o Protocolo da ANVISA, desde o dia 03 de abril de 2020 até os presentes dias, também vem garantindo tranquilidade à população local.

Ademais, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Saúde efetuou a compra de máscaras de proteção facial, que estão sendo entregues à população e, por último, a realização de barreiras sanitárias na BR-405, principal via de acesso e que transpassa toda a cidade, tem tornado eficaz o trabalho preventivo da gestão Bruno Anastácio que coloca o município de Rafael Fernandes como referência no Estado em relação ao combate a pandemia que assola o mundo inteiro.