Blog do BG contrata Instituto Seta para aferir corrida eleitoral em Pau dos Ferros; levantamento com dados do município foi o primeiro a ser registrado no TRE/RN.

Vários institutos de pesquisa, conhecidos e desconhecidos, já passaram por Pau dos Ferros desde que iniciou a corrida eleitoral no município.

No entanto, já está disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o Instituto Seta, contratado pelo Blog do BG, realizou uma pesquisa em Pau dos Ferros no último dia 22 de outubro e, sob o Registro RN-06316/2020, poderá ser o primeiro instituto a ter os números referentes ao cenário eleitoral da principal cidade do Alto Oeste divulgados ou não.

De acordo com as informações no site do TSE, 450 pessoas foram entrevistadas. A pesquisa teve o custo de R$ 3.000 (Três mil reais) e será divulgada no próximo domingo (1º), coincidentemente, no dia da mobilização dos candidatos de oposição Marianna Almeida (Prefeita) e Renato Alves (Vice-prefeito).

O intervalo de confiança (nível de significância) é de 95%, com margem de erro de 4% para mais ou para menos, nas estatísticas apresentadas para o total da amostra levantada. 

Comentário do Blog: Colocar em xeque a credibilidade de institutos de pesquisa geralmente é feito por quem não gosta do resultado. Todavia, todo mundo sabe que institutos podem ser venais e, consequentemente, os números manipulados, algo que pode perfeitamente ser combatido com a divulgação de outros levantamentos, com institutos diferentes e de altíssima credibilidade.

Enfim, acho que ninguém gostaria de ver uma "guerra de pesquisas" com números divergentes e, muito menos, de acordo com a vontade dos contratantes. Seria a mesma coisa que mentir para si mesmo.

No entanto, todo cuidado é pouco ao analisar dados estatísticos, sobretudo pelos formadores de opinião que, se forem honestos, deixarão o eleitor informado e não confuso. 

Pau dos Ferros é conhecida por ser uma cidade com eleitores politizados. Neste caso, qualquer tentativa de influenciar ou informar ao cidadão logo será diagnosticada e, talvez, até denunciada como já aconteceu em pleitos anteriores.

Por enquanto, resta-nos aguardar pelos números desta primeira pesquisa, assim como, também, mais registros e divulgações ou não por parte de outros institutos que deverão ser contratados.

Já sabemos quem pagou para a divulgação da Pesquisa Seta. O que veremos domingo (1º), caso ocorra mesmo a publicação no Blog do BG, depende da credibilidade, honestidade e confiabilidade tanto do Instituto quanto da Empresa/Veículo de comunicação.

Aguardemos...