Pau dos Ferros terá primeira passeata no próximo sábado (31); Juiz eleitoral não proibiu mobilizações, mas Grupo de Oposição insiste em tentativa de assombrar eleitores visando impedir avanço da campanha de Leonardo Rêgo.

Informações de bastidores dão conta que o atual prefeito Leonardo Rêgo (DEM) já está com levantamentos em mãos para análises internas que o entusiasmam bastante para promover um avanço em sua campanha eleitoral, inclusive adotando o que vem ocorrendo em vários municípios do RN, o retorno das famosas passeatas vistas em cidades do interior, com o povo manifestando-se, espontaneamente e, literalmente a pé, como em anos anteriores.

Vale salientar que em decisão proferida pelo Juiz da 40ª Zona Eleitoral, Osvaldo Cândido de Lima Júnior, as mobilizações políticas estão autorizadas no município, sentença que desagradou os diretores do Hospital Regional e a Direção da VI Ursap que, detalhe: são cabos eleitorais dos candidatos da oposição.

Pois bem. Como não conseguiram por vias judiciais, agora a tática dos integrantes do grupo de oposição ao prefeito Leonardo Rêgo (sejam eles detentores de cargos públicos ou não) é outra, porém, mais escancarada: assombrar a população para, quem sabe, tentar diminuir o comparecimento de alguns eleitores que, certamente, estão ansiosos para descer a Avenida Independência do jeito que eles gostam: vibrando a pé, fazendo sinais com as mãos e se divertindo de forma pacífica em uma mobilização pública.

Acontece que o "mi, mi, mi..." dos oposicionistas, cujos argumentos são disfarçados de "preocupação apenas com a saúde pública", não está sendo capaz de inibir os eleitores de Leonardo Rêgo, que deverão fazer uma grande festa democrática no próximo sábado.

Oras, se até a Justiça Eleitoral não proibiu as mobilizações, e até citou exemplos do que vem acontecendo em cidades vizinhas, fica a pergunta: como impedir o povo que se sente confiante para sair às ruas?

Claro que meu comentário não é embasado em dados científicos, graças a Deus. Mas, enxergo que o que acontecerá sábado em Pau dos Ferros não difere em nada dos exemplos vistos na região desde o começo do processo eleitoral e, ao contrário das estimativas pessimistas, nenhuma tragédia aconteceu, haja vista a pandemia ter sido contida com o crescente número de casos recuperados.

Evidentemente que riscos existem, tanto em Pau dos Ferros quanto em qualquer outra cidade, mas, se o povo quer e a Justiça Eleitoral não se manifestou de forma intervencionista, caberá a cada um ir a pé, de moto, carro ou quem sabe, até de bicicleta.

Todavia, alarmar as pessoas também faz mal à saúde dos cidadãos mais frágeis (emocionalmente falando) que, se espirrarem por qualquer motivo, poderão ficar ansiosas ao extremo e até imaginarem que estão com o vírus da pandemia que, verdade seja dita, apesar da cura não ter sido encontrada ainda para combatê-la, mata menos do que muitas outras doenças, afirmação que faço, agora, com base em dados públicos e científicos.

Em suma, é isto.