Pesquisa do Instituto Consult mostra Fátima Bezerra com 31,65% e Carlos Eduardo com 28,71%; Governadora amarga rejeição de 33% e sua gestão é desaprovada por 55,47%.

O Blog do BG divulgou uma pesquisa do Instituto Consult, nesta quarta-feira (20), que entrevistou 1.700 eleitores de todas as regiões do Rio Grande do Norte, entre os dias 5 e 8 de outubro. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,3% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.


Dentro dos levantamentos para o pleito de governador nas eleições do próximo ano, na sondagem estimulada a governadora Fátima Bezerra (PT) figura na frente 31,65%, seguida de perto pelo ex-prefeito da capital Carlos Eduardo (PDT) que aparece com 28,71%, desta forma, revelando um cenário de empate técnico.

O senador Styvenson Valetim (Podemos), que ainda não confirmou ser pré-candidato, tem 11,59% dos votos, menos do que as pessoas que não escolheram nenhum (15,82%) e das que não sabiam dizer (12,24%).

Os que não votariam em nenhum dos candidatos são 14,41%, enquanto 10,65% não souberam responder.

Rejeição

Fátima Bezerra também amarga o primeiro lugar no quesito rejeição, já que 33% dos eleitores entrevistados informaram que não votariam na petista para permanecer no comando do Executivo estadual. O resultado da atual governadora é superior a soma da rejeição dos demais candidatos.

Completam a lista: Styvenson Valentim (12,3%), Carlos Eduardo (5,5%), Álvaro Dias (4,4) e Benes Leocádio (4,3%). 9% dos entrevistados não rejeitam nenhum dos pré-candidatos, enquanto 13,3% rejeitam todos. Não sabe dizer soma 23,7%.

Como esse questionamento da pesquisa é feito por meio de um questionário de múltipla escolha, a soma das rejeições não é 100%.

Avaliação

A maioria dos eleitores potiguares entrevistados avaliam negativamente a administrativa governo Fátima. 
 
A atual gestão do Governo do RN é desaprovada por 55,47% dos consultados. Outros 33,65% disseram aprovar. 10,88% não têm opinião formada.
 
Senado Federal

O instituto Consult também quis saber dos eleitores potiguares qual a intenção de voto deles para senador da República, lembrando que nas próximas eleições, apenas um nome será eleito.

Nesse ponto, o ex-ministro e ex-senador Garibaldi Alves Filho lidera com 20,59% das intenções de voto. Ele é seguido pelo primo e ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves com14,24%.