Brasileiros já podem reconhecer firma pela internet, no Rio Grande do Norte 10 cartórios já atendem pelo sistema.

Com os avanços das ferramentas tecnológicas já é comum realizar diversos serviços de forma digital. Agora, o brasileiro conta com mais um e já pode reconhecer firma de forma totalmente digital. Desde o dia 31 de maio, o sistema está disponível para todos os cartórios do País, mas a adesão ao serviço ainda é gradual.


No Rio Grande do Norte, até última segunda-feira (06), 10 cartórios estavam prontos para atender pelo sistema.

O reconhecimento de firma é o processo que garante a autoria da assinatura em um documento. Normalmente, o certificado é utilizado na compra de imóveis e automóveis, por exemplo. A digitalização do reconhecimento de firma faz parte de um processo de modernização feita pelos cartórios brasileiros.

Para ter acesso ao serviço online, usuários e cartórios precisam cumprir alguns requisitos e por essa razão o processo de adesão dos cartórios deve continuar de forma gradual.

Os 10 cartórios do Estado que já atendem pelo sistema ficam localizados em Parnamirim, Santa Cruz, Baraúna, São Vicente, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento, Tibau, São Bento do Trairi, Natal e Jardim de Piranhas.