Internos do Centro de Detenção Provisória trabalham em limpeza de áreas públicas em Apodi.

Presos do regime fechado do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP) participam de um projeto que tem objetivo de realizar ações de limpeza e serviços de alvenaria em áreas públicas do município. Nesta semana, os internos estiveram no Calçadão da Lagoa, um dos principais pontos turísticos da cidade.


O projeto é realizado através de uma Parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) e a Prefeitura de Apodi, com anuência do Juízo de execução penal.

De acordo com a Seap, cinco internos foram selecionados na fase inicial do projeto "Reciclando Vidas". Pelo convênio, os presos precisam cumprir os seguintes requisitos: ser voluntário, ter aptidão para o serviço e disciplina no âmbito carcerário. O trabalho externo é supervisionado e tem a segurança feita policiais penais.

"A ressocialização só acontece através do trabalho e da educação. A volta do interno para a sociedade de forma digna não se dá de outra forma", disse o diretor do CDP, policial penal José Antunes.

O Diretor explicou ainda que os internos iniciaram o serviço com a limpeza e capinagem do calçadão e o próximo passo será a revitalização de praças e pontos turísticos do município com a barragem de Santa Cruz e o Lajedo Soledade.

Ainda de acordo com a secretaria, os internos que participam do projeto receberão cursos de capacitação, palestras educativas e oficinas, além de cestas básicas aos familiares.