Virou "Tira-Teima"? FIERN divulgará Pesquisa Eleitoral para Governo, Senado e Presidência, na próxima segunda-feira (26), referente às intenções de voto dos potiguares.

A FIERN divulga uma pesquisa eleitoral na próxima segunda-feira (26), realizada pelo Instituto Conectar, com os números de intenção de voto no Rio Grande do Norte, estimulada e espontânea, para governador, senador e presidente da República. A pesquisa também trará os percentuais de rejeição para governador e senador, além de simulações para o segundo turno de governador e presidente. A divulgação será no Portal da FIERN, no endereço www.fiern.org.br.


Além disso, a pesquisa FIERN/Conectar (que está registrada na Justiça Eleitoral) trará os números da avaliação do eleitor norte-rio-grandense às administrações estadual e federal. Será a única pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto, nas eleições deste ano, no Rio Grande do Norte. 

O Instituto Conectar tem sede em Natal e é dirigido pelo sociólogo Maurício Garcia, que tem mais de 30 anos de experiências em pesquisas de opinião pública e política, sendo que por mais de 20 anos atuou no IBOPE. É pesquisador associado à maior entidade mundial do setor de pesquisas, a Wapor (World Association for Public Opinion), e fundador e Diretor de Relações Institucionais da Abrapel, Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) sob o nº RN-03213/2022 e no TSE sob o nº 00546/2022. Com relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa quantitativa, com realização de entrevistas diretas, "por meio da aplicação de questionário estruturado, em uma amostra significativa da população em estudo, composta pelo eleitorado do estado do Rio Grande do Norte".

O universo pesquisado é o eleitorado do estado do Rio Grande do Norte, com 16 anos ou mais, que esteja apto a votar. O tamanho da amostra prevista é de 1.000 entrevistas, calculada pelo método de amostragem aleatória simples. Essa amostra é estratificada segundo as variáveis sexo de faixa etária do eleitorado, bem como por grau de instrução e nível econômico por participação na População Economicamente Ativa (PEA). A margem de erro máxima estimada para essa pesquisa é de 3,1 pontos percentuais (para mais ou para menos) em relação aos resultados totais, com um nível de confiança de 95%.