Conferência de Saúde reúne mais de mil profissionais do RN; evento se encerra nesta quinta-feira (25).

Até a próxima quinta-feira (25) mais de mil pessoas de todas as regiões do Rio Grande do Norte estarão reunidas no Centro de Convenções, em Natal, para discutir propostas de avanço do Sistema Único de Saúde (SUS) na 10ª Conferência Estadual de Saúde.

A conferência, que tradicionalmente ocorre a cada quatro anos, é um marco no processo de reconstrução do SUS em todo o Brasil, envolvendo gestores, profissionais de saúde, prestadores de serviço e usuários do SUS.

Por isso, o tema escolhido pelo Conselho Estadual de Saúde do RN (CES-RN), responsável pela organização em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para edição deste ano é: "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia".

Durante a abertura do evento, no fim da tarde desta terça-feira (23), a governadora Fátima Bezerra destacou a importância do espaço de diálogo da conferência, que envolve toda a sociedade, para melhorias na saúde pública. "Fiz questão de vir para celebrar esse momento de retomada do diálogo e da reunião de esforços entre estados, municípios e União. O Brasil voltou e estamos reconstruindo o SUS que o povo merece e precisa", afirmou.

Até esta quinta (25), os delegados da conferência vão debater diversos temas, que são frutos das conferências municipais realizadas entre novembro do ano passado e abril deste ano. As deliberações serão conduzidas ao Conselho Nacional de Saúde, para serem incluídas na 17ª Conferência Nacional de Saúde do Brasil, marcada para julho.