Tribunal de Justiça do RN recebe alunos do 8º período de Direito da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP).

O Tribunal de Justiça do RN recebeu, na manhã desta quarta-feira (11/10), alunos do 8° período da disciplina de Processo Civil e Prática Jurídica, da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP), sediada na cidade oestana de Pau dos Ferros, a mais de 400Km de Natal. A iniciativa faz parte do projeto "TJ Acadêmico", desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça (SECOMS), por meio da Direção de Relações Públicas.


Vinte e nove discentes receberam informações acerca do funcionamento da Corte Estadual de Justiça e assistiram a sessão ordinária do Pleno.

Durante a reunião do colegiado, puderam acompanhar as sustentações orais apresentadas pelos advogados das partes processuais, feitas por meio de videoconferências, além de conhecerem um pouco da história do Poder Judiciário e do prédio sede do Tribunal de Justiça, no bairro de Nazaré, zona Oeste de Natal.

"É um momento muito importante de aprendizagem, pois torna a aprendizagem deles muito mais significativa. Uma vez que saem dos muros da universidade e começam a vivenciar a prática jurídica, ver como funciona o Poder Judiciário, que é um dos três poderes que está bem próximo da população, e principalmente deles enquanto futuros operadores de direito", explica o professor Cícero Paiva. O docente comentou sobre a importância da visita para aproximar o judiciário da academia.

Para a estudante Kaísa Aires, chamou a atenção dela a presença feminina na Corte. "É uma imensa honra fazer parte dessa sessão de hoje. E o que mais realmente me chamou a atenção foi com certeza a representatividade feminina, que foi exatamente uma das palestras que iniciamos aqui na nossa visita aqui no pátio. Nós tivemos a honra de fazer parte de uma apresentação inicial que justamente falava sobre a representatividade feminina no Poder Judiciário", conta a discente.

"Com certeza para nós que somos mulheres, que estamos vindo do interior, ver que mulheres com grande renome fazem a história e estar aqui hoje, vendo que ocupam cargos, me faz sentir muito mais empoderada dentro do Direito", observa Kaísa. "É um lugar, no qual futuramente espero, muito, participar também. Todo mundo aqui, com certeza, tem fortes competências para estar onde está, então realmente para nós é muito respeito e admiração por todos que estão aqui", comentou.