Femurn leva mais de 70 prefeitos a Brasília para reunião com bancada federal do RN.

Mais de 70 prefeitos do Rio Grande do Norte estiveram em Brasília nesta quarta-feira (20) para uma reunião com a bancada federal potiguar. Na pauta do encontro, uma série de projetos de importância para os municípios brasileiros, que estão em tramitação no Congresso Nacional. 
 
O encontro foi articulado pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

"Os prefeitos atenderam ao chamado da Femurn diante da importância dos temas debatidos e da necessidade de contarmos com o apoio dos nossos representantes na capital federal. Foi uma oportunidade para mostrarmos aos deputados e senadores do RN a situação pela qual estão passando as cidades do Estado, assim como buscamos apoios para estas matérias que impactam diretamente a vida dos municípios", disse Babá Pereira (Republicanos), presidente da Femurn e prefeito de São Tomé.

Além dos cerca de 70 prefeitos presentes, mais de 20 secretários municipais também estiveram no evento representando suas cidades. Coordenador da bancada federal, o deputado Benes Leocádio (Republicanos) ressaltou o papel de cada gestor no convencimento dos parlamentares em defesa da pauta municipalista.

Estiveram presentes no encontro os presidentes da Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Ocidental (Amso), Fernando Bezerra (prefeito de Acari), da Associação os Municípios do Litoral Agreste Potiguar (Amlap), Fernando Teixeira (prefeito de Espírito Santo), e da Associação dos Municípios da Região Central e Vale do Assu Potiguar (Amcevale), Reno Marinho (prefeito de São Rafael). A Associação dos Municípios do Seridó (AMS) e a Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (Amop) também enviaram representantes.

Da bancada federal, além de Benes Leocádio, também estiveram presentes os deputados Beto Rosado (Progressistas), Carla Dickson (Pros), Rafael Motta (PSB), João Maia (PL), general Girão (PSL) e Walter Alves (MDB), estes dois últimos de forma remota. A senadora Zenaide Maia (Pros) também participou de maneira virtual.

Presidente da CPI da Covid diz que Secretário de Saúde vai ser ouvido como investigado; Cipriano Maia é alvo de 11 inquéritos em contratos.

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Kelps Lima (Solidariedade), disse que o secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, vai depor à comissão na condição de investigado. 

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal, nesta quarta-feira (20), o parlamentar disse que, dos 12 contratos analisados pela CPI, somente em um deles que Cipriano Maia não é investigado. Confira neste link: AQUI.

Kelps Lima explicou que o secretário ainda não foi ouvido porque a CPI aguardava ter mais informações sobre os contratos para que os parlamentares tivessem mais elementos para questionar o titular da Sesap e também para que o secretário não precisasse ser convocado mais vezes para tratar das investigações. "Se fosse assim, precisaríamos da presença do secretário toda semana na CPI. Decidimos chamá-lo só ao final de todos os contratos. Ele vai passar bastante tempo, porque são vários contratos. É um método que os membros da CPI concordaram", justificou.

Afirmando que Cipriano Maia vai à CPI na condição de investigado, Kelps Lima justificou também que levá-lo na condição de testemunha seria uma "pegadinha". 

"Os atos que ele cometeu são, em alguns casos, com claras evidências de improbidade administrativa, como ter pago o Consórcio Nordeste antes de ter o contrato assinado, receber equipamentos diferentes dos contratados. Ele precisa ter a oportunidade de ter as prerrogativas jurídicas de um investigado, porque se ele fosse como testemunha, teria a obrigação de dizer a verdade", explicou.

Na entrevista, Kelps Lima também falou sobre a possibilidade de convocar outros gestores e garantiu que há convocações de políticos de outros estados.

Comissão de Saúde, presidida pelo Deputado Getúlio Rêgo, aprova matéria que institui política de enfrentamento ao Alzheimer.

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (20), pelo Sistema Híbrido de Deliberação, o Projeto de Lei 245/2021, de autoria da deputada Isolda Dantas (PT), que Institui a Política Estadual de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e outras Demências.


De acordo com a propositura, que foi relatada pelo presidente da Comissão, deputado Getúlio Rêgo (DEM), a política de que trata a matéria se dará através da articulação de áreas como saúde, assistência social, direitos humanos, inovação e tecnologia.

"Chamam-se de demências sintomas de um grupo alargado de doenças que causam um declínio progressivo no funcionamento da pessoa. É um termo abrangente que descreve a perda de memória, capacidade intelectual, raciocínio, competências sociais e alterações das reações emocionais normais. Elas atingem principalmente idosos, já a partir dos 65 anos. A estimativa de tempo de vida com essa condição é de 3 a 20 ano", registra a deputada Isolda na justificativa do seu projeto.

De acordo com o artigo 2º do Projeto, a Política Estadual de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e Outras Demências deverá observar as seguintes diretrizes: I - construção e acompanhamento de maneira participativa e plural; II - apoio e capacitação da Atenção Primária à Saúde; III - uso de medicina baseada em evidências; IV - visão permanente de integralidade e interdisciplinaridade; V - articulação de serviços e programas já existentes; VI - seguimento de orientações de entidades internacionais, como as do Plano de Enfrentamento da Organização Mundial da Saúde; VII - delimitação de meta e prazos, assim como sistema de divulgação e avaliação; VIII - prevenção de novos casos de demência; IX - uso de tecnologia em todos os níveis de ação.

A outra matéria da pauta, também aprovada, de iniciativa da deputada Isolda Dantas, trata da obrigatoriedade de afixação de cartaz em maternidade, casas de parto e estabelecimentos hospitalares da rede pública e privada, informando às gestantes e parturientes sobre a garantia de acompanhante de doula durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto. A matéria foi relatada pelo deputado Vivaldo Costa.

Ao final da reunião que contou ainda com a participação da deputada Cristiane Dantas (SDD), o deputado Getúlio disse que durante uma reunião da Comissão de Finanças, da qual participou o secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia foi solicitada uma posição sobre a lista de espera na Central de Regulação do Estado e até agora não houve uma resposta.

"A situação é estarrecedora e como não veio resposta tomei a iniciativa de colher informações junto às secretarias de saúde dos municípios. Só para se ter uma ideia em Macaíba, que já enviou os dados, a demanda reprimida para atendimento vascular ultrapassa 150 pessoas, o que é profundamente grave. Temos que buscar alternativas que possam minimizar a situação dessas pessoas que estão represadas em suas residências no interior, até com riscos de morte", disse Getúlio Rêgo.

Presidente da Assembleia Legislativa recebe pleitos de diretores da Fecomércio/RN.

Representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/RN) estiveram na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (20), em reunião com o presidente da Casa Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), para sugerir uma parceria com o Poder Legislativo na realização de um evento conjunto, a ser realizado no Hotel Barreira Roxa, para que sejam apresentadas as atividades legislativas e a atuação da Fecomércio.


Estiverem presentes na reunião o vice-presidente da Fecomércio, Luiz Lacerda, juntamente com o diretor executivo Fernando Virgílio e o diretor de relações institucionais da entidade, Laumir Barreto.

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira, achou fundamental a parceria. Ele se prontificou a se reunir com os demais deputados estaduais para pensar uma data pertinente para a realização do evento.

Na oportunidade, os representantes da Fecomércio relataram que evento semelhante foi realizado com a Câmara Municipal de Natal quando foram avaliados os processos legislativos de interesse da entidade em tramitação naquela Casa Legislativa.

Deputado Getúlio Rêgo destaca reinauguração do Instituto Gentil no município de Campo Grande.

O deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) usou a tribuna da Assembleia Legislativa durante sessão ordinária desta terça-feira (19) para ressaltar a importância da reinauguração do Instituto Gentil, ocorrida na última sexta-feira (15), na cidade de Campo Grande, localizada no Médio Oeste Potiguar.


Segundo o parlamentar, a criação do Instituto Gentil é uma iniciativa do empresário Antônio Gentil, com a colaboração de Marluce Gentil, Neuraci Vieira e Graça Souza (in memoriam).

"O empresário Antônio Gentil tem se destacado por seu empreendedorismo, visão ampla e geração de oportunidades através de suas empresas. Esse espaço vai promover ações de empreendedorismo, arte e cultura e sustentabilidade. Fazendo a diferença do futuro das crianças de Campo Grande", ressaltou.

Getúlio contou ainda que o Instituto leva o nome de Espaço Cultural Cleto Souza, uma homenagem ao falecido escrivão e poeta. "O espaço antes era uma pequena biblioteca, montada com doações de amigos, depois um museu, escolinha de informática, escolinha de balé, o relicário de Sant’Ana, a pinacoteca e a escola de música e flauta doce", finalizou o deputado.

Consórcio Nordeste bancou quase R$ 140 mil em passagens aéreas e diárias para Carlos Gabas; gastos foram realizados em 2020 e 2021.

O Consórcio Nordeste bancou quase R$ 140 mil em passagens aéreas e diárias para o secretário-executivo do consórcio, Carlos Eduardo Gabas, nos anos de 2020 e 2021. O levantamento foi feito pelo portal GRANDE PONTO com base em balancetes publicados no site da entidade.


O valor exato foi de R$ 139.327,89 e refere-se a viagens de 2020, um ano após a criação do consórcio, e também de 2021. As viagens foram feitas para vários estados e em períodos que se estendem durante todo o ano.

É válido destacar ainda que 2020 foi o ano do começo da pandemia, período em que as viagens aéreas caíram significativamente. Mesmo assim Carlos Gabas, que é ex-ministro da Previdência dos governos Lula e Dilma, ainda gastou R$ 62.568,23 nesse ano.

O portal GRANDE PONTO entrou em contato com o Consórcio Nordeste para possíveis esclarecimentos sobre os valores, mas até o momento da publicação dessa matéria não obteve retorno.

O Consórcio Nordeste

O Consórcio foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região Nordeste do Brasil e que pretende atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada.

O Consórcio Nordeste foi o responsável pela compra frustrada de 300 respiradores no auge da pandemia da Covid-19. Os equipamentos seriam distribuídos para os estados associados, mas nunca chegaram ao seu destino e o dinheiro sumiu. O prejuízo total foi de R$ 48,7 milhões, dos quais R$ 4,8 milhões saíram dos cofres do Rio Grande do Norte, pagos adiantadamente.

Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia aprova projeto que assegura direito ao tratamento de saúde com Cannabis.

O direito ao tratamento de saúde com produtos de Cannabis e seus derivados está na ementa do Projeto de Lei 149/2021, de autoria da deputada Isolda Dantas (PT), aprovado na reunião híbrida da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Assembleia Legislativa, realizada na manhã desta terça-feira (19).

O Projeto, que vai continuar a sua tramitação até ser submetido a votação final, no Plenário da Casa, também dispõe do incentivo à pesquisa sobre o uso medicinal e industrial da Cannabis e a divulgação de informações para a população e para profissionais da área de saúde.

Antes da votação, por convite da deputada Isolda Dantas, os participantes da reunião ouviram depoimentos do advogado e servidor da Assembleia Legislativa, Gustavo Brito e da repórter da TV Assembleia Juliana Lobo, que fazem tratamento de filhos com o óleo da cannabis.

"Tenho um filho, João Pedro que tomou uma vacina tríplice viral quando tinha um ano e três meses e seis meses depois deixou de andar. Procurei a cannabis. Ele faz tratamento todos os dias e o resultado está sendo muito bom. Não estamos defendendo a cannabis como uso social, mas medicinal", disse Gustavo.

Juliana Lobo relatou que seu filho já nasceu com problemas e um dia chegou a convulsionar várias vezes. "Não tinha mais o que fazer quando passei a usar a cannabis. Ele não tinha vida e chegou a cegar com as drogas que usava antes para o tratamento. Há cinco anos que meu filho não se interna em nenhum hospital. A gente precisa da legalização para uso medicinal", afirmou Juliana.

Das 13 matérias relatadas e votadas, nove foram aprovadas, duas rejeitadas, uma baixada em diligência e uma teve pedido de vista. Participaram da reunião os deputados Raimundo Fernandes (PSDB), Hermano Morais (PSB), Subtenente Eliabe (SDD), Isolda Dantas (PT), Galeno Torquato (PSD) e Kleber Rodrigues (PL). 

Falta de pagamento dos profissionais de saúde chama atenção do Deputado Getúlio Rêgo.

O deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) demonstrou preocupação, em pronunciamento na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte desta terça-feira (19), com as interrupções dos atendimentos cirúrgicos em função da falta de regularidade do pagamento aos profissionais de saúde no Rio Grande do Norte.

De acordo com o parlamentar, os pagamentos estão vários meses sem regularidade.

"É absurdo o que está acontecendo no RN. Há uma expectativa de que hoje o pagamento seja feito e nós estamos aqui para solicitar ao Governo do Estado que não transforme as pessoas doentes em instrumento de manipulação", disse Getúlio.

O deputado destaca que as pessoas que precisam de cirurgias de traumas estão sendo mandadas para casa. "Manifesto a minha preocupação crescente. Estamos aguardando as informações do sindicato dos médicos para amanhã repercutirmos e esperamos que esta situação seja regularizada", falou.

Cofres municipais recebem nesta quarta-feira pouco mais de R$ 1 bilhão do segundo repasse do FPM; De janeiro até agora, comparado a 2020, o repasse federal foi maior em todos os meses.

Os cofres municipais receberão a segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês, no valor de R$ 1.075.924.438,88, nesta quarta-feira, 20 de outubro. A transferência representa em torno de 20% do total e está 23,66% maior do que o repasse feito no mesmo período do ano passado, quando as prefeituras partilharam R$ 870 milhões.


O levantamento dos Estudos Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), com base nos dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), informa: com a retenção constitucional de 20% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o valor fica em R$ 860.739.551,10.

Ao aplicar os efeitos da inflação do período, há um crescimento de 13,14% comparado ao mesmo período de 2020. A transferência é baseada na arrecadação do Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados (IR e IPI) do período de 1º a 10 de outubro deste ano. O levantamento explica que, geralmente, esta é a menor das três parcelas mensais. O valor acumulado no mês apresentou um crescimento de 43,29% ou, desconsiderando os efeitos da inflação, 31,09%, passando de R$ 4,6 bilhões para R$ 6,6 bilhões.

Tendência

De janeiro até agora, comparado a 2020, o FPM foi maior em todos os meses, com crescimento acumulado de 36,31% ou de 26,70%, descontando os efeitos da inflação.

Os repasses menos expressivos ocorreram em janeiro (+20,76%), fevereiro (+9,54%) e março (+25,57%). Ao quebrar a tendência de menores valores no segundo semestre, os Municípios receberam valores atípicos nos últimos meses, com destaque para agosto e setembro, alta de 63,28% e de 59,19%, sem considerar a inflação.

Pandemia: avaliação da Sesap registra piora de indicadores em 18% dos municípios do RN.

O acompanhamento semanal da pandemia feito pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) registrou essa semana a piora nos indicadores em 18,6% das cidades do Rio Grande do Norte. 

De acordo com o estudo de indicador composto (Veja AQUI) finalizado nesta segunda-feira (18), que reúne diversos fatores como ocupação de leitos, casos ativos e óbitos, 31 municípios tiveram queda no escore, que vai de 1 a 5. Destes, 22 saíram do escore 1, que é a situação mais confortável, para o escore 2. 

Outros oito municípios passaram da pontuação 2 para a 3, já dentro do sinal amarelo, e apenas um saiu do 3 para o 4, sendo o único com esse escore em todo o estado.

A situação denota alerta para a manutenção dos cuidados por parte da população neste momento de retomada das atividades. "A situação da pandemia ainda é estável em um patamar baixo, mas os indicadores mostram que não é possível relaxar. Temos que manter os cuidados, permanecer usando máscara e as medidas de distanciamento. Não é hora de relaxar", afirma o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

O gestor ainda reforça a necessidade de se tomar a vacina dentro dos prazos, pois a ampliação da imunização é a única saída da pandemia, como mostram os dados recentes. "Temos um contingente grande de pessoas com a segunda dose em atraso. Deixamos aqui um apelo para que procurem os postos de vacinação e tomem a vacina, para garantir a imunidade e alcançarmos os índices ideais de proteção", completou o secretário.

Ministério Público do RN inicia série de capacitações sobre inovação no setor público.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) vai iniciar uma série de capacitações sobre inovação no setor público. O ciclo de palestras e treinamentos faz parte da implantação do Laboratório de Inovação do MPRN (LabInova).


A primeira palestra vai ser realizada na próxima sexta-feira (22), com transmissão pelo canal da instituição no YouTube, e será aberta ao público em geral.

O evento desta sexta contará com a palestra de André Tamura, que é fundador e diretor executivo da WeGov. Ele é empreendedor, entusiasta da inovação no setor público e das transformações sociais, e estudou Administração de Empresas e Ciências Econômicas. A palestra terá início às 10h e seguirá até as 12h.

Ainda nos meses de outubro e novembro, dentro do ciclo de capacitações, serão realizadas as oficinas Let’s Gov – Laboratório de inovação e Design Thinking.

Pesquisa contratada pela 96 FM/TV Band aponta Fátima Bezerra com 27%, Carlos Eduardo com 22% e Álvaro Dias com 17%; Governadora tem espantosos 49% de Rejeição.

Nos dias 14 e 13 de setembro de 2021, o Instituto Real Time Big Data fez uma pesquisa com 1.200 eleitores do Rio Grande do Norte, em cinco regiões do Estado, simulando alguns cenários políticos no ano que antecede as eleições de 2022.

De acordo com o Portal Agora RN, entre estes cenários, está o da eleição para Governador no RN. Na pesquisa estimulada, Fátima Bezerra (PT) lidera com 27% das intenções de voto, mas é seguida de perto por Carlos Eduardo (PDT) que tem 22%.

O atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), aparece em terceiro com 17%, segundo a preferência dos eleitores. O atual senador Styvenson Valentim (Podemos) recebeu 8% das intenções de voto, enquanto Benes Leocádio (Republicanos), também pré-candidato ao Governo estadual, recebeu 5%.

Nulos e brancos correspondem a 12%, enquanto 9% não souberam ou não opinaram.

O levantamento foi pela rádio 96 FM e pela Band Natal. Segundo o Real Time Big Data, a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Rejeição

E entre os cenários analisados, chama atenção a rejeição da atual governadora Fátima Bezerra.

Segundo os dados apresentados pelo instituto, ao menos 49% dos entrevistados não são favoráveis à reeleição da governadora do RN nas eleições do próximo ano. Pelo menos 36% dos entrevistados defendem um segundo mandato da chefe do Executivo estadual. 15% não souberam ou não responderam.

Carlos vence Fátima em segundo turno

Em um segundo turno entre Carlos Eduardo e Fátima Bezerra, o ex-prefeito de Natal venceria com 35% contra 33% de Fátima Bezerra, dizem os números apresentados pelo instituto. Nulos e brancos são 20% enquanto 12% não souberam ou não responderam à pesquisa.

Senado Federal

O Instituto Real Time Big Data também pesquisou as intenções de voto para o Senado Federal. Neste cenário, o candidato preferido, de acordo com os números, é Carlos Eduardo com 26% dos votos.

O número percentual do ex-prefeito de Natal, empata com a porcentagem de votos brancos e nulos (26%) dos pesquisados.

Em seguida vem Rogério Marinho (18%) e Fábio Faria (12%) como os outros candidatos mais lembrados. Mais abaixo, o atual senador Jean Paul Prates (8%) e Haroldo Azevedo (1%) também receberam intenções de votos. A soma dos últimos candidatos é a mesma daqueles que não responderam ou não souberam: 9%.

Presidente da República

Por último, destacamos que o Instituto Real Time Big Data apontou que Lula tem 39%, enquanto Bolsonaro é o segundo colocado, com 27%. Outros candidatos como Ciro Gomes (11%), o ex-apresentador José Luiz Datena (6%), João Doria (2%) também fazem parte das preferências dos eleitores potiguares.

Brancos e Nulos somam 8%, enquanto os eleitores que não souberam ou não responderam são 7%. 

O Deputado Getúlio Rêgo é a nossa referência de dedicação e vocação a todos os profissionais de medicina neste dia 18 de outubro; "Dia do Médico".



O "Dia do Médico" é celebrado anualmente no dia 18 de outubro e, portanto, não poderíamos deixar de parabenizar nesta segunda-feira estes valorosos profissionais responsáveis por cuidar da vida das pessoas, de forma honrosa e, às vezes, até heroica.

A escolha do dia 18 de outubro para homenagear os médicos no Brasil tem origem cristã. Nessa data, a Igreja Católica comemora o "Dia de São Lucas", um santo que em vida foi médico e, por isso, é considerado o "protetor dos médicos" pelos católicos.

Em meio a tantos profissionais que exercem a medicina com amor à profissão, parabenizamos o deputado Getúlio Rêgo que, na função de parlamentar possui uma enorme folha de serviços prestados na área da saúde e, mesmo estando no pleno exercício da atividade política, jamais deixou de atuar na profissão, sendo que em quase todos os lugares que vai, Dr. Getúlio sempre anda com seus utensílios de ofício preparado para atender qualquer pessoa.

Não é a toa que, durante o período de campanhas eleitorais, Getúlio Rêgo utiliza como slogan a frase: "o médico amigo".

Parabéns a todos os médicos, sem exceção!

Prefeitura de Rafael Fernandes inaugurou a sede da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Municipal.

A prefeitura de Rafael Fernandes, por meio da Secretaria Municipal de Segurança pública inaugurou, na tarde do último sábado (16), a sede da instituição onde funcionará a Guarda Municipal.

O evento contou com a presença do prefeito Bruno Anastácio, o vice-prefeito Sérgio Sena, o secretário de Segurança Marcelo Alexandre, membros da Polícia Militar, vereadores e os demais integrantes do secretariado do município.

A Guarda Municipal de Rafael Fernandes, que foi criada através de um Projeto de Lei no ano passado, já vem recebendo investimentos desde o início do ano e agora, com a criação da Secretaria de Segurança Pública da cidade, terá também sua sede própria, cujo principal objetivo é reforçar a segurança dos nossos munícipes e combater qualquer tipo de atividade criminosa.

Para o prefeito Bruno Anastácio, a inauguração da sede é a concretização das ações que a gestão vem fazendo pelos seus munícipes, principalmente quando falamos em cuidados com a segurança.

"Sabemos que é extremamente importante cuidar da segurança dos nossos cidadãos. Por isso, temos orgulho de dizer que somos a gestão que investiu mais em segurança na história do nosso município. Estamos dando exemplos para outros municípios que veem a Guarda Municipal como um suporte necessário ao trabalho da polícia militar. E isso é o só o começo, em breve queremos entender as câmeras de segurança para todas as ruas da cidade e isso, irá dar um maior suporte ao trabalho dos nosso guardas", destacou o gestor.

Esse ano, ainda nos primeiros meses do segundo mandato, a gestão Bruno Anastácio entregou a todos os guardas municipais fardamento adequado, bem como equipamentos e armas não letais necessárias para a realização do trabalho de segurança nas ruas e principais prédios públicos de Rafael Fernandes.

A inauguração da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Municipal representa mais um grande investimento da gestão municipal nessa área, e, ao mesmo tempo, é uma base apoio ao trabalho já realizado pela Polícia Militar.

Curso de Arquitetura da Ufersa poderá ser transferido de Pau dos Ferros para Mossoró; transferência tem o apoio da própria Coordenação do Curso.

A reitora Ludimilla Oliveira criou uma comissão, por meio da portaria 611, para estudar a possibilidade de transferência do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus de Pau dos Ferros para o campus central em Mossoró da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). A portaria foi publicada no último dia 13.


De acordo com reportagem do Jornal de Fato, a comissão, formada por docentes de Arquitetura e Urbanismo, tem 45 dias para apresentar o projeto de viabilidade. Em seguida, o documento será avaliado pelos conselhos competentes da instituição.

A transferência para Mossoró tem o apoio da coordenação do curso. Nas redes sociais, a professora Rafaela Balbi, coordenadora do curso, afirmou: "Fizemos a reivindicação para a reitora Ludimilla, que compreendeu e acatou nossos pontos. Estamos com diálogo aberto com os estudantes do curso. Acreditamos que a mudança será benéfica para todos."

A polêmica, porém, é inevitável, dentro e fora da unidade de ensino superior. Grupo de oposição critica a reitora da Ufersa, embora a iniciativa tenha sido da própria coordenação do curso. Fora da instituição, foi a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), que lançou críticas, rebatidas, por vídeo, pela própria reitora Ludimilla Oliveira.

Mossoró é a segunda maior cidade do RN e a principal da região Oeste, inclusive, sede principal da Ufersa, onde a instituição foi criada. Mossoró tem curso de Arquitetura e Urbanismo apenas na rede privada. Implantar o curso na universidade pública é um dos pontos positivos da possível transferência.

Com apoio da Femurn, Movimento Unidos pela Vacina distribui caixas térmicas para 75 municípios do RN.

O movimento Unidos pela Vacina, que reúne grandes empreendedores de sucesso do país, doou para 75 municípios potiguares caixas térmicas que servirão de apoio para o armazenamento dos imunizantes. 

Ao todo, cada cidade recebeu três equipamentos. O ato contou com o apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

A doação foi feita pelo empresário potiguar Marcelo Alecrim, que esteve pessoalmente na sede da Femurn nesta quarta-feira (13) para realizar as entregas. 

Para o presidente da Femurn e prefeito de São Tomé, Babá Pereira (Republicanos), o apoio da iniciativa privada é fundamental para que os municípios possam continuar enfrentando a pandemia e, posteriormente, consigam se reerguer economicamente.

O Movimento Unidos pela Vacina foi criado em âmbito nacional e tem em seu comando a empresária Luiza Helena Trajano, proprietária e fundadora da rede de lojas Magazine Luiza.

Presidente da Assembleia Legislativa solicita ao Governo do Estado retomada de obras paradas há anos do terminal turístico em Apodi.

As obras do terminal turístico da barragem de Santa Cruz, localizado em Apodi, na região Oeste potiguar, estão paradas há anos. O local, que deveria ser ponto de visitação para turistas, acabou se transformando em alvo de depredação.


Diante desta realidade, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), solicitou a retomada e conclusão das obras do local.

"A população de Apodi clama pela finalização dessa importante obra que é o terminal turístico desta que é a segunda maior barragem do Estado e se transformou em um belíssimo ponto turístico, recebendo centenas de visitantes todos os anos, principalmente nos fins de semana e no período de sangria, quando o local nos oferece um verdadeiro espetáculo da natureza", disse Ezequiel na justificativa do requerimento.

A obra previa a construção de dez quiosques, uma piscina que seria abastecida com a água da barragem e um calçadão ao redor do complexo. Mas, até hoje, tudo continua apenas no papel.

Com a ação, Ezequiel atende a uma reivindicação do prefeito da cidade, Alan Silveira (MDB), que tem buscado formas para retomar a obra.

O documento assinado por Ezequiel foi encaminhado a governadora Fátima Bezerra (PT) e à secretária estadual de Turismo, Ana Maria Costa.

CPI da Covid ouve testemunhas sobre contratos e vai compartilhar com Senado Federal informações sobre Consórcio Nordeste.

A CPI da Covid na Assembleia Legislativa discutiu, na tarde desta quarta-feira (13), as circunstâncias de contrato referente à locação de ambulâncias e também sobre a iniciativa de buscara contratação de montagem de um hospital de campanha na Arena das Dunas durante 2020. 

Três pessoas foram ouvidas como testemunhas e trataram sobre os temas. Além disso, os deputados também aprovaram o compartilhamento com o Senado Federal de informações sobre a investigação sobre compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste.

A presidente da Comissão Permanente de Licitação Carla Juliana Gomes de Souza respondeu a questionamentos por parte dos deputados. As principais dúvidas do membro Gustavo Carvalho (PSDB) e do presidente da CPI, deputado Kelps Lima (Solidariedade), foram referentes às datas em que ocorreram as vistorias das ambulâncias que seriam utilizadas no transporte sanitário. 

O motivo é que, segundo os parlamentares, documentos comprovam que as vistorias ocorreram quatro dias antes da assinatura do contrato do Governo do Estado com a empresa. O contrato, inclusive, foi encerrado pouco após um mês de vigência, o que também levantou suspeitas por parte dos parlamentares.

A servidora, que não é investigada, explicou que todo o trâmite foi acelerado com o objetivo de minimizar os danos da pandemia, mas que desconhecia e não acreditava em qualquer tipo de favorecimento ou desvio de conduta por parte dos envolvidos na contratação do Poder Público.

Além da servidora, o atual chefe de gabinete do Procurador Geral do Estado, Thales Egídio Macêdo Dantas, também foi ouvido pelos parlamentares sobre os contratos. Ele foi questionado também sobre o processo referente às ambulâncias e disse que o trâmite da questão seguiu todas as normas vigentes.

Já o ex-secretário-adjunto de Saúde do Rio Grande do Norte Petrônio Spinelli fez um panorama sobre a contratação de leitos críticos para pacientes com covid no início da pandemia, quando estava no cargo. O médico infectologista, que é servidor de carreira do Estado há 21 anos, respondeu questionamentos sobre a tentativa de se fazer um hospital de campanha na Arena das Dunas.

Com orçamento previsto em aproximadamente R$ 38 milhões para a viabilização dos leitos, Spinelli explicou que o Governo do Estado recuou após encontrar custos altos para a concretização dos leitos, mas disse que em nenhum momento foi cogitada a possibilidade de não se reforçar as estruturas já existentes na rede de saúde pública. 

Questionado pelos parlamentares sobre o motivo pelo qual houve a desistência e se denúncias sobre a possível contratação colaboraram para que o Executivo desistisse do hospital, Petrônio Spinelli disse que a decisão de recuar ocorreu porque o Governo viu que seria mais viável o fortalecimento da rede existente. "Os custos seriam muito altos, mais do que esperávamos, e levaria mais tempo", disse Spinelli, respondendo a questionamento do presidente da CPI, Kelps Lima, sobre qual seria a estratégia mais plausível: fazer um hospital de campanha ou reforçar a rede existente.

Ainda na CPI, os parlamentares aprovaram requerimentos, entre eles a resposta à solicitação da CPI da Pandemia do Senado Federal para o compartilhamento de dados referente à investigação sobre a compra frustrada de respiradores pelo Consórcio Nordeste à empresa Hempcare. Os parlamentares aprovaram e os documentos serão encaminhados.

Na quinta-feira (14), a CPI vai ouvir Carlos Thomas Araújo da Silva, subcoordenador de Serviços Gerais da SESAP, testemunha sobre a empresa contratada no Piauí para inquérito sorológico, e o convidado Angelo Giuseppe Roncalli da Costa Oliveira, servidor da PPGScol/UFRN, para tratar também sobre a empresa contratada no Piauí para fazer estudo sorológico no estado.

Prefeitura de Rafael Fernandes inaugurou nova Unidade Básica de Saúde no Sítio Cacimbas.

A Prefeitura de Rafael Fernandes, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na manhã de ontem, terça-feira (12), a nova Unidade Básica de Saúde (USB) "Antonio Bernardino da Costa" no Sítio Cacimbas (Barraco dos Pescadores), zona rural do município.


A cerimônia contou com a presença do prefeito Bruno Anastácio, o vice-prefeito Sérgio Sena, a secretaria de saúde, Hiudevan Duarte, os vereadores Ariklenes Torres, Neuda Lopes e Clodoaldo Ferreira, população local e os familiares do homenageado que leva o nome da UBS.

Considerado um antigo sonho da comunidade, a UBS de Cacimbas agora se torna uma realidade na gestão do prefeito Bruno Anastácio que tem trabalhado incansavelmente para melhorar e ampliar todos os serviços de saúde do município, levando atendimento médico especializado para a zona rural e que nesses cinco anos de mandato, já entregou cinco unidades de saúde ao seu povo.

"Entregamos mais uma unidade de saúde a nossa população, em especial ao Sítio Cacimbas, que há anos aguardava por essa UBS. E hoje, 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil e da comunidade, fizemos esse sonho se tornar uma realidade. É uma alegria deixar o nosso nome marcado aqui na comunidade como a gestão que levou o serviço de saúde pra meu querido 'Barraco dos Pescadores' e que sempre está ao lado do seu povo, porque na nossa gestão, saúde sempre será uma prioridade", destacou o gestor.

A "Unidade de Saúde" recebeu o nome de "Antonio Bernardino da Costa", mais conhecido como "Vereador Carrapicho", em homenagem a um dos homens mais ilustres do município, imortalizado na memória daqueles que ele sempre ajudou. Carrapicho, era um homem forte e de palavra que sempre auxiliava e cuidava do povo da pequena Rafael Fernandes.

A nova unidade de saúde entregue à população conta com uma sala de enfermagem, atendimento médico e odontológico, recepção, salas de atendimentos dos multiprofissionais de saúde, além de uma ambulância que ficará disponível na comunidade para casos mais urgentes.
 

Assembleia Legislativa emitiu nota de pesar pelo falecimento de Lavoisier Maia; Deputados registraram marcos na gestão do Ex-governador.

A Assembleia Legislativa divulgou uma nota de pesar em virtude da notícia do falecimento do ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal e ex-deputado estadual Lavoisier Maia. Um dos maiores líderes políticos da história do Rio Grande do Norte, Lavô, como era conhecido e chamado carinhosamente por todos, deixa uma imensa lacuna.

Nascido em Almino Afonso e registrado em Catolé do Rocha em 1928, Lavô fez parte de uma família com profunda tradição na política potiguar. Era primo de Tarcísio Maia, ex-governador do RN e de José Agripino Maia, três vezes senador da República, ex-governador potiguar e ex-prefeito de Natal. Sua filha, Márcia Maia, teve cinco mandatos como deputada estadual e foi vice-presidente da Assembleia Legislativa.

Alguns deputados fizeram homenagens ao ex-governador e ex-deputado Lavoisier Maia e lembraram avanços para o RN durante o seu mandato como ex-governador e também ex-secretário estadual de Saúde.

Para Dr. Bernardo (MDB), uma das maiores realizações foi interiorizar a presença de médicos nas cidades do RN e encerrar os altos índices de mortalidade infantil. "Lavoisier é uma pessoa que muito nos orgulha, que fez a maior obra do passado, do presente e do futuro e que ninguém certamente fará algo tão importante quanto ele. Ele calou os sinos das igrejas, que anunciavam a morte de crianças, quando colocou um médico em cada cidade", disse.

Dr. Bernardo disse ainda que muitas famílias potiguares perdiam suas crianças por problemas como desidratação, diarreia e falta de um atendimento médico de qualidade e que eram altos os índices de mortalidade infantil. "Lavoisier fez essa grande obra e na história do Rio Grande do Norte, calando o sino das igrejas, por isso deixo meu voto de pesar e desejo conforto à família. Ele se vai, mas fica aqui um legado da sua história de luta, além de ter sido um homem humilde, manso, que sempre pautou sua história com o compromisso com seu povo", encerrou o parlamentar.

Quarto orador do dia, o deputado Getúlio Rêgo (DEM) também destacou a atuação do ex-governador, como também o seu trabalho como ex-secretário de saúde na gestão do então governador Tarcísio Maia. "Eu já atuava como médico quando ´Lavô` era secretário de saúde e pude perceber com muita clareza suas intenções de estadualizar o atendimento médico em todos os municípios do RN", afirmou Getúlio Rêgo.

O deputado afirmou que Lavoisier Maia deixou obras registradas com marcas importantíssimas, além de cristalizar o atendimento à população. "Ele fez obras permanentes em todos os setores, como a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, deixou estradas pavimentadas em todas as regiões do Estado, que foram depois sequenciadas no Governo de Cortez Pereira, mas também depois no de José Agripino Maia. Foram épocas de grandes realizações em toda a infraestrutura estadual, como também a construção de hospitais", afirmou Getúlio. 

José Agripino articula para que União Brasil tenha chapa forte à Câmara dos Deputados no RN; Ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, poderá ser uma aposta do novo partido.

O jornalista César Santos destacou em matéria publicada no Jornal de Fato, de Mossoró, que o ex-governador e ex-senador José Agripino Maia, além de comandar o União Brasil (fruto da fusão DEM/PSL) e ser vice-presidente nacional do novo partido, já está cumprindo a tarefa de buscar nomes para a formação de uma chapa forte para concorrer à Câmara dos Deputados, nas eleições de 2022.


Nomes como o do presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire, do delegado Sérgio Leocádio, presidente do PSL no estado e da deputada Carla Dickson estão entre os mais especulados, seja por convite pessoal de José Agripino ou por decisão própria de fazer parte da nova legenda.

Contudo, a informação que interessa para os eleitores da região do Alto Oeste potiguar é a cogitação do nome do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, para disputar o pleito do próximo ano como candidato a deputado federal também pelo União Brasil.

Filho do deputado estadual Getúlio Rêgo, que acompanha Agripino há mais de 30 anos, Leonardo é visto como um nome viável à Câmara, dada a sua liderança na região do Alto Oeste. 

O seu embarque na nova legenda, porém, depende das condições que o partido oferecerá para a reeleição de Getúlio, que é prioridade.

O próprio Getúlio Rêgo já disse que continuará seguindo a orientação política de Agripino, se ele viabilizar uma chapa proporcional capaz de garantir o seu 11º mandato na Assembleia Legislativa. "Já disse isso a Agripino e ele entendeu", revelou Getúlio em recente entrevista ao jornalista César Santos.

Outras possibilidades

Getúlio e Leonardo têm outras opções partidárias. O Progressistas é uma delas. O convite foi feito há 10 dias, pelo presidente estadual do partido, deputado federal Beto Rosado, que se reuniu com Leonardo em Natal.

"Foi uma conversa boa, mas só vamos tomar uma decisão quando o cenário das eleições 2022 estiver definido", disse Leonardo em conversa recente com o Blog do César Santos.

A publicação no Jornal de Fato termina enfatizando que caso os nomes especulados pelo União Brasil sejam confirmados, o novo partido formará uma chapa com possibilidade real de eleger representantes à Câmara dos Deputados e, detalhe: com José Agripino colocando toda a sua experiência para alcançar esse objetivo.

Governo do RN teve saldo positivo de R$ 167 milhões em setembro com arrecadação de ICMS e FPE, informa Sindicato.

Quando somamos os números obtidos no Portal da Transparência do FPE e da arrecadação do ICMS no mês de setembro de 2021 e comparamos com o mesmo período de 2020, chegamos ao saldo positivo de R$ 167.053.648,63 nos cofres do governo do Estado.


A informação é do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do RN (Sinsp-RN).

De acordo com o Sinsp/RN, a diferença positiva é uma prova que o Estado está arrecadando bem mais que nos últimos anos. São saldos positivos que melhoram muito os valores no cofre público e entram na Fonte 100, podendo ser direcionados para, por exemplo, aumentar o salário dos funcionários mais carentes que estão há quase 12 anos sem nenhum reajuste nos seus contracheques!

"O governo tem dinheiro mais escolhe não reajustar! É uma questão de prioridade e esse governo não prioriza os servidores públicos. Não tem mais desculpa, governadora! A cada mês um novo recorde nas arrecadações do Estado comprovam que os cofres públicos estão cheios. Queremos saber por que esse dinheiro não é investido nos recursos humanos? Por que parte não foi até agora utilizado para reajustar os salários dos servidores?", questionou o Sinsp em nota publicada no site da entidade.

Ministério Público do RN firma acordo para retomada das cirurgias ortopédicas e força-tarefa começa a transferir pacientes dos corredores do Hospital Walfredo Gurgel.

Após reunião do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) com a Defensoria Pública do Estado (DPE), as Secretarias de Saúde do Estado e do Município de Natal, a Prontoclínica Paulo Gurgel, o Hospital Memorial e a Cooperativa de Anestesiologistas do Rio Grande do Norte (Coopanest), foi firmado acordo para a retomada imediata das cirurgias ortopédicas, bem como a regularização dos pagamentos mensais pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde aos prestadores de serviços.

Ainda foi estabelecida uma força-tarefa para transferir para outras unidades hospitalares os pacientes ortopédicos de baixa e média complexidade que estavam internados no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Até a manhã desta sexta-feira (8), já tinham sido transferidos 22 pacientes para realização de cirurgias ortopédicas e outros 9 estão agendados para o domingo (10). Ainda 20 pacientes foram transferidos pelas Secretarias de Saúde do Estado e de Natal para o Hospital de Campanha de Natal.

O acúmulo dos pacientes da traumato-ortopedia no HMWG deu-se em razão da suspensão de atendimentos por prestadores contratualizados, em especial o Hospital Memorial e a Prontoclínica Paulo Gurgel.

Os hospitais particulares alegaram o fim do contrato de prestação de serviços, bem como débitos não quitados pelo Município de Natal, o que acabou provocando prejuízos não só aos pacientes, mas ao próprio funcionamento do HMWG, que se encontra sobrecarregado.

Pau dos Ferros registra a maior arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios da história; primeiro decêndio do mês quase alcançou o montante de 1 Milhão e 300 mil Reais.

De janeiro até o início deste mês de outubro, a Prefeitura de Pau dos Ferros já recebeu R$ 24.151.465,44 (Vinte e Quatro milhões, Cento e Cinquenta e Um Mil, Quatrocentos e Sessenta e Cinco Reais, e Quarenta e Quatro Centavos) do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que em comparação com o valor repassado pelo Governo Federal no mesmo período do ano passado (09/10/2020) é algo que representa um aumento de receita considerável. Precisamente: R$ 8.579.852,56 (quase 8 Milhões e 600 Mil Reais).

Nesta sexta-feira (08), o primeiro decêndio do FPM repassado à Prefeitura de Pau dos Ferros foi de R$ 1.268.120,89 (Um Milhão, Duzentos e Sessenta e Oito Mil Reais, Cento e Vinte Reais e Oitenta e Nove Centavos), cujo repasse é considerado mais do que suficiente para honrar servidores efetivos, contratados (bajuladores) comissionados e fornecedores prestadores de serviço à municipalidade, sem atrasos ou protelações burocráticas propositais.

Indubitavelmente, os números são espetaculares, impactantes e representam o registro da maior arrecadação de FPM da história de Pau dos Ferros, até o momento. Detalhe: 2021 ainda não acabou, vem mai$ verba federal até o fim do ano!

Oras, é tanto dinheiro entrando no que se refere às verbas federais e arrecadações de tributos municipais que, segundo dizem, o investimento feito pela atual gestão em contratação de empresas de mídia, marketing e outras semelhantes para suprir tanto a publicidade institucional da atual gestão como para gerar mais holofotes em torno da imagem pessoal da prefeita Marianna Almeida (PSD), ainda sobra para "alimentar" os "jagunços virtuais de estimação"; não importa a espécie.

Fico refletindo aqui, assim como qualquer cidadão comum, quantas edificações importantes poderiam ser realizadas em Pau dos Ferros, mesmo em plena pandemia, se tod0 o gerenciamento dessa "montanha de dinheiro público" não insinuasse o que alguns alardeiam por aí: "É muito dinheiro pra pouca obra"!

"Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça, dando milho aos pombos"... (Trecho de um Clássico da MPB, na voz do cantor Zé Geraldo).

Prefeitura de Rafael Fernandes vai inaugurar nova Unida Básica de Saúde na zona rural do Município; moradores da tradicional comunidade "Barraco dos Pescadores" serão contemplados.

A Prefeitura de Rafael Fernandes, através da Secretaria Municipal de Saúde, já mandou convidar toda população do município para a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) "Antonio Bernardino da Costa", no Sítio Cacimbas (Barraco dos Pescadores), que acontecerá na próxima terça-feira (12), às 07h30 da manhã.

De acordo com as informações, a UBS do Sítio Cacimbas era um antigo sonho da comunidade, que agora se tornará uma realidade na gestão do prefeito Bruno Anastácio (DEM) que, indiscutivelmente, tem trabalhado de forma incansável para melhorar e ampliar todos os serviços de saúde do município, levando atendimento médico especializado para a zona rural.

A nova unidade de saúde que será entregue na próxima semana oferecerá a população local e regional os seguintes benefícios: atendimento médico, procedimentos odontológicos, pré-natal, fisioterapia, nutricionista e psicologia. Além disso, também será possível realizar o encaminhamento para exames laboratoriais.

Vale salientar que toda a cerimônia de abertura seguira todos os protocolos de segurança, exigidos pelos órgãos competentes, devido aos riscos de contaminação do novo coronavírus e será transmitido pelas redes sociais da prefeitura (Facebook).

'CPI da Covid' tem novos depoimentos sobre contratos suspeitos do Governo Fátima Bezerra na Pandemia.

A CPI da Covid da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte discutiu, na tarde desta quinta-feira (07), sobre contratos relacionados à área de publicidade durante parte do período da pandemia no estado. A secretária estadual de Comunicação, Guia Dantas, e o médico infectologista Alexandre Motta foram ouvidos na condição de testemunhas.

Primeira ouvida na sessão, a secretária Guia Dantas foi questionada sobre os contratos para a área, expondo valores e explicando os momentos em que os acordos foram fechados. Um dos principais temas foi com relação à participação do médico Alexandre Motta em vídeos com vistas à prevenção à covid. 

O presidente da CPI, deputado Kelps Lima (Solidariedade), fez questionamentos acerca da possibilidade de que o princípio da impessoalidade tenha sido desrespeitado no momento em que Motta, que é filiado ao PT e foi candidato ao Senado Federal, tenha participado de vídeos pagos pelo Poder Público para buscar conter a pandemia. "São dúvidas que precisamos tirar e esse é o motivo pelo qual estamos ouvindo ambos nesta tarde", explicou.

Em seu depoimento, Alexandre Motta disse que ele foi convidado para participar dos vídeos pelo proprietário de uma das agências de publicidade que fazem campanhas para o Governo do Estado. Segundo ele, não houve cobrança de cachê e sua intenção foi somente de colaborar para evitar a "ação de negacionistas da doença".

Além de perguntas do presidente da CPI, Alexandre Motta e Guia Dantas também responderam questionamentos do relator, deputado Francisco do PT, do deputado George Soares (PL), e do deputado Coronel Azevedo (PSC), que esteve na reunião da CPI, assim como a deputada Isolda Dantas (PT), que não é titular da comissão.

Ainda na reunião, os deputados aprovaram a autorização para que a CPI faça a contração de profissional para colaborar com a elaboração do relatório do deputado Francisco do PT.

Deputado Getúlio Rêgo diz que Saúde do RN tem orçamento milionário, mas Governo da petista Fátima Bezerra não consegue agilizar procedimentos cirúrgicos ortopédicos e vasculares nos hospitais do Estado.

Em Pau dos Ferros, Associação Abenção promove curso com técnicos em órteses e próteses de pessoas com deficiência.

A Abenção (Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição) está promovendo um curso de formação de técnicos em órteses e próteses. Com duração de 17 meses, o curso é realizado em parceria com o Ministério da Saúde, Instituto Fiocruz, Escola de Saúde Pública do RN (ESPRN), da Rede da Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual de Saúde do RN (Sesap).

A iniciativa tem o objetivo de aperfeiçoar a técnica de profissionais que já atuam na confecção, adaptação e assistência técnica de órteses, próteses e meios auxiliares em locomoção (OPMs). O público-alvo é composto por técnicos que atuam na área em Pau dos Ferros e Guamaré.

O curso é gratuito e tem carga horária de 1.200 horas, com aulas teóricas, no ambiente virtual do AVA-SUS, e práticas, realizadas no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) e na Oficina Ortopédica da Abenção, em Pau dos Ferros.

Todo o material didático, inclusive EPIs, é fornecido pelo Ministério da Saúde e Fiocruz, assim como o certificado de conclusão.